Nerdizmo

Aquecimento global: o que aconteceria com o mundo 4 graus mais quente

Pelas legendas, dá para ver o que se transformaria em deserto ou áreas cobertas por enchentes.

Aquecimento global: o que aconteceria com o mundo 4 graus mais quente

Este é um mapa criado pelo expert em relações internacionais e autor de best-seller Parag Khanna  que exemplifica os impactos do aquecimento global. No caso, ele criou um mapa mundial do que aconteceria se o mundo se tornasse apenas quatro graus Celsius mais quente.

Apesar de ter sido publicado originalmente um bom tempo atrás (em 2009), ele ainda é um fantasma do que pode acontecer no mundo ao longo dos anos. E serve especialmente como um tapa na cara de quem acha que isso é brincadeira.

Em especial, vem a calhar em uma época em que alguns grandes empresários e bandidos preferem destruir e incendiar florestas em detrimento ao benefício de seus próprios negócios.

Pelas legendas, dá para ver o que se transformaria em deserto ou áreas cobertas por enchentes.

Como mostra o mapa, os desertos envolvem a Amazônia, o sudoeste dos Estados Unidos, o sul da Europa e a Austrália, empurrando populações para outros lugares.

Ilhas como a Polinésia desapareceram completamente, engolidas pelo mar, e o sul da China é deixado como uma bolinha de poeira.

“Quatro graus Celsius provavelmente seriam catastróficos, e não simplesmente perigosos”, disse o professor Steven Sherwood, da Universidade de New South Wales, na Austrália. “Por exemplo, isso tornaria a vida difícil, se não impossível, em grande parte dos trópicos, e garantiria o eventual derretimento da camada de gelo da Groenlândia e de parte da camada de gelo da Antártica”.

Eventos que gerariam um verdadeiro caos na humanidade – já que haveria migração em massa, perda de zonas de cultivo, etc.

Cientistas previram que isso pode acontecer até o final do século. No entanto, as negligências ambientais podem apressar um pouco mais isso.

Mapa revela o que o aquecimento global pode causar no planeta

Clique na imagem para ver em tamanho maior.

Aquecimento global: o que aconteceria com o mundo 4 graus mais quente.

Legendas:

Verde: Zonas de cultivo de alimentos/Cidades compactas de prédios

Amarelo: Desertos inabitáveis

Marrom: Inabitável devido a enchentes ou clima extremo

Verde escuro: Possível local de reflorestamento

Vermelho: Terra perdida devido ao aumento do nível do mar (2 metros)

Amarelo com pontos azul claro: Energia Solar

Amarelo com pontos vermelhos: Energia geotérmica

Azul quase transparente: Energia eólica

Veja mais sobre natureza!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar