Nerdizmo

Há 99.9999% de certeza que humanos causaram a mudança climática

“A narrativa por aí que os cientistas não sabem a causa da mudança climática está errada”.

Uma nova análise feita durante 40 anos por meio de satélites revela ser praticamente certo que humanos causaram a mudança climática global.

Quem nega isso alega, mesmo diante de evidências esmagadoras, que o planeta está esquentando e desastres naturais se tornam mais intensos somente porque o planeta é assim.

E que a adoração pela humanidade pelos combustíveis fósseis não tem nada a ver com isso.

Bem, eles estão errados. Agora, os cientistas dizem que as chances de que isso seja verdade são apenas uma em um milhão.

Ou, para deixar mais claro: há 99.9999% de chance de a humanidade ter causado os problemas climáticos que enfrentamos atualmente. E vamos enfrentar no futuro.

Cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, revelaram que os dados climáticos alcançaram o chamado “padrão ouro” de evidências científicas. Ou seja, uma chance um milhão de não ser obra do ser humano.

“A narrativa por aí que os cientistas não sabem a causa da mudança climática está errada”, disse Benjamin Santer, o cientista que liderou a pesquisa, à Reuters. “Nós fizemos isso.”

A nova análise verificou os três maiores conjuntos de dados de satélite usados pelos cientistas do clima. Isso mostra que dois desses conjuntos de dados atingiram o padrão-ouro de certeza de que a humanidade causa a mudança climática em 2005, e a terceira, em 2016.

Esse nível de certeza, altamente incomum na pesquisa científica, torna o impacto da humanidade no planeta muito claro. E agora temos que descobrir o que fazer sobre isso.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar