Nerdizmo

6 inteligências artificiais presentes no mundo geek

Inteligências Artificiais

Com o advento das inteligências artificiais no último ano, todos que acompanham desenhos, games, filmes, séries e diversos outros materiais do universo geek já tiveram uma referência do que esperar do futuro ao lado delas. Aqui vamos trazer algumas que mais se popularizaram ao longo das últimas décadas neste mercado.

Sendo para o bem, para dominar o planeta ou entidades neutras, as máquinas chegaram para ficar e pudemos acompanhar diversas representações de como elas influenciarão o nosso futuro. Sem mais delongas, confira a lista completa abaixo:

6 – Karen (Bob Esponja)

Uma das mais fieis ajudantes de Plankton, Karen é o computador resistente à água que está escondido no restaurante do vilão e o ajuda a tentar roubar a fórmula do hambúrguer de siri. Em um dos episódios, é revelado que a única das inteligências artificiais do desenho animado se considera esposa do personagem, abrindo ainda mais questões que nunca serão respondidas.

5 – Ultron (Marvel)

Independente de sua origem, seja pelas mãos de Hank Pym ou a vista no MCU – com Tony Stark e Bruce Banner – a função de Ultron nas histórias é trazer uma das IAs mais ameaçadores já vistas nas HQs. O vilão sempre está buscando exterminar a humanidade, confrontando diretamente os Vingadores e, em algumas vezes, até vencendo o confronto. Vale notar que toda vez que ele morre, há um backup em outro lugar e que ele fez questão de criar uma linha própria de novos personagens – como Jocasta e Visão.

4 – AUTO (Wall-E)

Quando chegamos ao fim da clássica e emocionante aventura de Wall-E, descobrimos que AUTO estava por trás da viagem “sem fim” dos seres humanos e que não estava disposto a abrir mão de suas mordomias para que eles pudessem viver novamente na Terra. Esta foi uma das únicas vezes que a Disney usou as inteligências artificiais como uma ameaça, mostrando que nem tudo que é “cômodo” necessariamente nos faz bem.

3 – Digimon

Digimon

O que são os Digimon se não um conjunto de softwares auto-conscientes e que agem conforme a sua própria vontade? Apesar de não serem vistos deste modo dentro do clássico anime, todos eles possuem vontade própria e podem ajudar tanto os heróis a salvarem o mundo humano e digital quanto ameaçá-los. Em “Ghost Game” este tema é abordado em determinado momento, mas acaba não se aprofundando.

2 – GLaDOS (Portal)

Ainda que você receba o apoio de GLaDOS durante a campanha de Portal nos videogames, não se deixa enganar por uma das inteligências artificiais mais sádicas que existem nesta mídia. Ela foi responsável pela morte de centenas de trabalhadores na Aperture Science e também por todas as dores de cabeça que Chell encara durante a sua aventura.

1 – Skynet (O Exterminador do Futuro)

É impossível falarmos de IAs e sua presença no mundo geek sem citar a Skynet, de “O Exterminador do Futuro”. Presente em todos os filmes da franquia, ela vence o confronto contra os humanos e faz com que muitos deles tenham de viver escondidos ao redor do planeta – montando uma revolução para combatê-la, liderada por John Connor. Ainda que o T-800 seja o rosto mais conhecido, nada seria possível sem a intromissão da inteligência artificial em toda a história.

Menção Honrosa: Master Control Program (Tron)

Em um passado muito distante, a Disney trouxe ao público o filme Tron – onde transporta algumas pessoas do mundo real para o ambiente digital e as bota para participar de diversos jogos dentro deste ambiente. O Master Control Program é o principal responsável por manter as pessoas presas por lá, se tornando uma grande ameaça ao revelar que deseja controlar não apenas o mundo virtual, mas o real também. Um clássico.

Veja mais em Listas Geek!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments