Pokémon e as linhas principais de jogos na Nintendo - Nerdizmo
Nerdizmo

Pokémon e as linhas principais de jogos na Nintendo

Pokémon

Que Pokémon é uma saga gigantesca de games e tem várias vertentes, não é novidade para ninguém. No entanto, você sabe por onde começar ou qual é a melhor opção para o que precisa jogar agora?

Aqui explicamos melhor como funciona algumas das séries de games e o que encontrará como padrão em grande parte delas. Além disso, também revelamos o que está disponível para que possa iniciar a sua jornada de imediato em cada uma delas.

Confira abaixo o que divide a franquia Pokémon e o que se encaixa melhor ao seu estilo:

Pokémon – franquia principal

Geralmente há alguns fatores que englobam um lançamento da franquia principal dos monstros de bolso. Geralmente há uma quantidade massiva de monstros inéditos sendo apresentadas e na maioria dos games você terá de explorar o mapa para enfrentar os oito líderes de ginásio e alcançar a grandiosa Elite dos 4. Em Sun/Moon, a fórmula divergiu um pouco e nos trouxe testes contra “Pokémon Totem”.

Ainda assim, há outras coisas que se pode notar nos capítulos principais – geralmente há apenas um título ao lado do nome da franquia (Red, Blue, Yellow, Gold, Silver, Crystal, Ruby, Sapphire, Emerald etc.) e sempre chega em pares. Atualmente estamos na nona geração, com a décima sendo esperada para chegar ao público no ano de 2025.

Os remakes de Pokémon

Estes títulos adaptam para uma nova geração de videogames os jogos mais antigos da linha, trazendo uma nova roupagem àquelas experiências. Por exemplo, tivemos em FireRed e LeafGreen uma nova área do mapa e também um visual que foi utilizado de forma semelhante ao que vimos na 3ª geração. Já em HeartGold e SoulSilver, trouxeram os recursos em tela dupla – como visto na 4ª geração.

Apesar de também ser lançado em duplas, estes títulos geralmente tem um adicional em seus nomes e também chegam um de cada vez a cada geração de videogames. Vimos FireRed/LeafGreen no Game Boy Advance, HeartGold/SoulSilver no Nintendo DS, Omega Ruby e Alpha Sapphire no Nintendo 3DS e o Brilliant Diamond e Shining Pearl no Nintendo Switch. Um próximo provavelmente será lançado apenas em seu sucessor.

Série “Let’s GO”

Inspirada em Pokémon GO, essa linha de jogos se destaca por focar na captura dos monstros ao invés dos combates. Você ainda pode lutar, mas em apenas determinados trechos e contra outros treinadores.

Mesmo contando com duas edições até o momento, “Let’s GO Pikachu” e “Let’s GO Eevee”, ela tem o seu charme por trazer o design mais antigo com estilo ao Nintendo Switch e a possibilidade do usuário deixar seu Pokémon acompanhá-lo por toda a exploração – inclusive dá para montar em algum deles.

Série “Legends”

Também é uma linha mais recente da franquia, levando o jogador para o passado do universo Pokémon. No único título desta série, fomos levados ao território de Hisui – que no futuro seria visto como Sinnoh – onde vemos o início da parceria entre os humanos e monstros de bolso.

Para aprender mais sobre estas criaturas, cabe a você capturar e batalhar com o máximo de monstros possíveis e reunir dados para o que será a Pokédex. Ao contrário da franquia principal onde os movimentos e combates são “contidos”, aqui você pode jogar as Poké Ball diretamente no mapa principal e até mesmo ser atacado por criaturas selvagens.

Pokémon Mystery Dungeon

O que você faria se acordasse um dia como um Pokémon? Aqui você é jogado no universo deles, interagindo com todos e tentando descobrir o que aconteceu para ser transformado.

Um dos elementos principais desta franquia é a exploração de um mapa no formato “Mystery Dungeons”, estágios criados de forma aleatória e que te levarão até o confronto contra um “chefão” ao seu fim.

Além disso, muitos dos títulos da franquia dificultam a sua evolução e mantém o jogador em seu estágio “base” para gerar uma afinidade maior do jogador com seus Pokémon.

Pokémon Ranger

Esta segue há algum tempo “esquecida” pela The Pokémon Company, mas ainda existe no coração dos fãs e segue mantendo um grande carinho da comunidade.

Nela o jogador explora o papel de um “Ranger” – que não captura os monstros de bolso propriamente, mas que pode usá-los em determinados territórios para interagir com o ambiente e contra forças maiores para avançar e desvendar os mistérios que são apresentados.

A série fez muito sucesso no Nintendo DS pelo uso da tela de toque para realizar os movimentos principais e trazer os Pokémon ao seu lado.

Spin-offs

Fora os citados acima, a franquia tem diversos outros spin-offs, cada um seguindo um modelo específico de sua proposta. Detective Pikachu, por exemplo, é focado no lado investigativo e os demais monstros aparecem apenas para uma interação limitada – se distanciando do lado da captura e batalhas.

Temos a série “Pokémon Stadium” e similares, como o Colosseum e o Battle Revolution – que são justamente o contrário do citado acima, direcionados apenas para os combates em turnos. Já Pokkén Tournament é um jogo de luta que foi lançado recentemente e traz um elenco limitado de “lutadores”.

Sem falar nas experiências mobile, como “GO” e até “Unite” – um que leva o público a capturar enquanto é motivado a explorar sua cidade atrás dos monstros de bolso e o outro é um MOBA (semelhante ao que vemos em League of Legends e DOTA 2), pensado para o cenário competitivo.

Dúvidas?

Quer jogar algum game da franquia e não sabe onde começar e qual a melhor opção para você? Deixe nos comentários a sua dúvida!

Veja mais em Lista de Games!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments