Nerdizmo

A primeira casa de concreto impressa em 3D da Holanda

O primeiro projeto de cinco casas que serão ainda mais complexas

A primeira casa de concreto impressa em 3D da Holanda

No final de abril, um casal de holandeses recebeu as chaves para morar na primeira casa de concreto impressa em 3D do país. Localizada na cidade de Eindhoven, é uma casa térrea com uma área de 94 metros quadrados e não é apenas uma exibição de tecnologia de impressão 3D avançada – ela atende a todos os rígidos requisitos de construção da Holanda.

De acordo com o Projeto Milestone – os responsáveis pela empreitada – esta é apenas a primeira de cinco casas impressas em 3D planejadas. E cada uma delas será mais complexa do que a outra.

Theo Salet, professor de Estruturas de Concreto na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, disse que com esta pequena construção, um primeiro grande passo foi dado no desenvolvimento da construção em uma indústria de manufatura de alta qualidade.

“Do projeto à implementação, a digitalização leva a residências sustentáveis ​​e acessíveis, feitas sob medida para os desejos do ocupante. Tenho orgulho de que o conhecimento que desenvolvemos tenha levado a essa inovação da indústria, com a ajuda da prefeitura, em um curto espaço de tempo”, disse o professor.

A impressão 3D pode ser construída mais rapidamente do que as casas normais, além de oferecer mais flexibilidade e design personalizado.

“A ambição dos parceiros do Projeto Milestone é que a impressão 3D de concreto eventualmente se torne um método de construção sustentável que contribua para resolver o déficit habitacional”, diz a empresa.

Eles também explicam como funciona o projeto:

“A casa consiste em 24 elementos de concreto impressos que foram impressos camada por camada na gráfica em Eindhoven. Os elementos foram transportados de caminhão até o canteiro de obras e colocados sobre uma fundação. A casa foi então ganha um telhado e caixilhos, e os acabamentos são aplicados.”

A empresa diz que à medida que as construções são realizadas, as residências vão se tornando mais complexas e podem ter andares adicionais.

Essas primeiras casas serão impressas em outro lugar, mas com o tempo existirão casas que serão empresas no próprio canteiro de obras.

“A inovação é um pilar importante da construção. Além de residências a preços acessíveis, o mercado exige cada vez mais conceitos habitacionais inovadores. Com a casa impressa em 3D, agora estamos definindo o tom para o futuro: a rápida realização de casas acessíveis com controle sobre a forma de sua própria casa”, disse Yasin Torunoglu, o vereador de habitação, bairros, trabalho e desenvolvimento espacial no município de Eindhoven. “Inovação e descoberta com olhar para o design estão no DNA de Eindhoven. Não fazemos isso sozinhos aqui, mas juntos. Estou orgulhoso de que esta inovação promissora tenha um lugar em nossa cidade e, mais importante, que forneça às pessoas uma casa a preços acessíveis.”

A empresa também lançou um vídeo informativo explicando todo o processo de impressão 3D – você pode assistir aqui!

A casa de concreto impressa em 3D

Veja mais sobre arquitetura!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar Casas na caverna estilo toca de Hobbit 5 lições que aprendemos com o Professor Polvo