Nerdizmo

Smithsonian seleciona os insetos mais interessantes do mundo

100 espécies selecionadas entre as 34 milhões que estão localizadas no Museu de História Natural de Londres

Os insetos são alguns dos seres vivos mais abundantes do planeta Terra. Totalizando 80% das espécies de animais já descobertos pelo homem, existem muitas delas incrivelmente interessantes e que não são fáceis de ver por aí, levando em conta o habitat natural de cada uma delas.

O instituto Smithsonian selecionou os insetos mais interessantes do mundo em um livro intitulado Smithsonian Handbook of Interesting Insects, que apresenta uma série fotográfica de espécimes de variadas cores e formas, acompanhadas de informações científicas.

Ao todo, são 100 espécies mais exóticas. Elas foram selecionadas entre 34 milhões de espécimes que estão localizadas no Museu de História Natural de Londres.

Gavin Broad, principal curador responsável pelos insetos do museu diz que, diz estar esperançoso que o livro desperte a atenção das pessoas para a variedade de insetos e suas abundâncias de cores e formas, presentes no ecossistema. Com isso, as pessoas podem compreender melhor a importância de tais seres para o meio ambiente.

“Agir para conservar o mundo natural ajudará a garantir que essa diversidade de vida continue a prosperar para sempre, em vez de ser conhecida apenas como espécimes antigos de museus”, diz Gavin.

É interessante como as características de cada espécime escondem curiosidades tão interessantes quanto seus aspectos em si.

As asas da borboleta da espécie Prepona Claudina, por exemplo, escondem manchas salpicadas em sua parte inferior, que são responsáveis por liberar feromônios, hormônios essenciais para atrair machos para o acasalamento.

Outro inseto curioso é o gafanhoto africano da espécie Phymateus viridipes, também conhecido como gafanhoto da serralha verde, cujas asas traseiras revelam tons de arco-íris quando se abrem, e que são usadas para espantar predadores. Quando ameaçado, ele libera, de seu tórax, um fluído nocivo derivado das plantas venenosas das quais ele se alimenta.

Dá uma olhada em algumas das fotografias dos espécimes presentes no livro.

Smithsonian seleciona os insetos mais interessantes do mundo

Smithsonian seleciona os insetos mais interessantes do mundo
Trigonopterus oblongus
Smithsonian seleciona os insetos mais interessantes do mundo
Phymateus viridipes
Smithsonian seleciona os insetos mais interessantes do mundo
Esquerda: Buprestidae | Direita: Besouro Darkling
Smithsonian seleciona os insetos mais interessantes do mundo
Prepona claudina
Vespa-cuco
Metcalfa pruinosa

Leia mais sobre Ciência e Fotografia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar