Nerdizmo

Pequeno robô que muda a forma e se espreme para acessar espaços estreitos

Pequeno robô que muda a forma e se espreme para acessar espaços estreitos

O mCLARI é um pequeno robô que muda a forma e é capaz de se espremer para acessar espaços estreitos. O desenvolvimento do projeto está a cargo da Universidade do Colorado em Boulder.

Este microrrobô quadrúpede possui um comprimento corporal neutro de 20 mm e pesa apenas 0,97 g. Ele é composto por quatro módulos de pernas acionados independentemente, com 2 graus de liberdade, cada um impulsionado por atuadores piezoelétricos.

Suas pernas estão interconectadas em uma cadeia cinemática fechada, graças a juntas corporais passivas, permitindo conformidade corporal passiva para adaptação de forma a restrições externas.

Apesar de ser 60% mais curto em comprimento e 38% em massa, o mCLARI mantém 80% da potência de atuação para alcançar alta agilidade, em comparação com seu predecessor.

“Além disso, demonstramos a nova capacidade do mCLARI de mudar de forma passivamente – locomoção lateralmente confinada omnidirecional – e quantificamos experimentalmente seu desempenho de corrida alcançando uma nova velocidade máxima não restrita de ∼3 comprimentos corporais/s (60 m/s)”, disseram os pesquisadores.

Veja abaixo um vídeo dele.

O pequeno robô que muda a forma

Confira mais sobre tecnologia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments