Nerdizmo

Paradoxo do tempo via universos paralelos é matematicamente possível, dizem cientistas

Um modelo no qual uma pessoa poderia viajar teoricamente de uma linha do tempo para outra

Paradoxo do tempo via universos paralelos é matematicamente possível, dizem cientistas

Vamos ignorar o “porquê”, mas se você voltasse no tempo para matar seus avós, você nunca teria nascido. O que significa que não existiria ninguém para matar seus avós.

Esses tipos de paradoxos do tempo de quebrar o cérebro têm nos intrigado para sempre, inspirando histórias que vão de “De volta ao futuro” ao seriado “Dark”.

Até discutimos isso de forma mais embasada na matéria “Dark e o Paradoxo de Bootstrap”.

Agora, a New Scientist relata que os físicos Barak Shoshany e Jacob Hauser, do Perimeter Institute, no Canadá, encontraram uma solução aparente para esses tipos de paradoxos que exigem um número muito grande – mas não necessariamente infinito – de universos paralelos.

O artigo de pesquisa deles descreve um modelo no qual uma pessoa poderia viajar teoricamente de uma linha do tempo para outra, atravessando um buraco no espaço-tempo, ou buraco de minhoca, de uma maneira que eles afirmam ser “matematicamente possível”.

“A abordagem de universos paralelos que sugerimos diz que existem universos paralelos diferentes em que as coisas são praticamente as mesmas e cada um deles é matematicamente uma variedade de espaço-tempo separada”, disse Shoshany à New Scientist. “Você poderia vagar entre essas variedades quando viaja de volta no tempo.”

Várias linhas do tempo permitiriam que você viajasse para uma linha do tempo diferente e matasse seus avós sem causar um paradoxo. Mas o número de linhas do tempo não precisa ser infinito para que isso funcione, calcularam os pesquisadores.

O modelo tem uma grande desvantagem, pelo menos para fins narrativos: viajar no tempo não fará nenhum bem para sua própria linha do tempo.

“O que significa viajar no tempo aqui é entrar entre essas histórias – isso é ainda mais esquisito”, disse à New Scientist o especialista em matéria de astrofísica e matéria escura Geraint Lewis, da Universidade de Sydney, que não participou da pesquisa. “Em algum nível, nem parece mais uma viagem no tempo, porque qual é o sentido de voltar e matar Hitler se a Segunda Guerra Mundial ainda ocorreu no universo de onde você existe?”

Veja mais sobre Ciência!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Ciência
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar