Nerdizmo

Os melhores personagens de Street Fighter e Mortal Kombat

Duas das mais icônicas séries de luta nos games

Os melhores personagens de Street Fighter e Mortal Kombat

Se você já jogava videogames nos anos 90, certamente conhece Street Fighter e Mortal Kombat. Mas se você só começou a jogar nos anos 2000, 2010… também conhece! Afinal são duas das franquias mais longevas e vitoriosas da história. E dois jogos que se baseiam no mesmo princípio – luta de um contra um, com direito a poderes mágicos e muitos efeitos especiais.

Street Fighter é uma franquia icônica, profícua e premiada. A segunda edição do jogo entrou na lista dos dez melhores títulos dos anos 90. De lá para cá vem se renovando, sem nunca perder o charme de – como o nome diz – uma briga de rua. Já Mortal Kombat não faz por menos, e vem colecionando fãs ao longo das décadas, ansiosos por aplicar fatalities nos amiguinhos.  

A cada nova versão dos jogos, os criadores apresentam novos personagens, como uma forma de refrescar a franquia e ampliar as opções dos jogadores. Os desenvolvedores também aproveitaram a estratégia de marketing dos crossovers, lançando títulos como Street Fighter x Tekken e Mortal Kombat x DC Heroes. Porém, o sonho de todos os gamers – Street Fighter x Mortal Kombat – nunca aconteceu. Ao menos oficialmente…

Para os fãs de SF e MK, homenageamos cinco personagens clássicos de cada uma. Será que seria sua escolha?

Melhores personagens de Street Fighter e Mortal Kombat

Scorpion (Mortal Kombat) – Quem não se divertiu lançando o arpão do guerreiro amarelo, e puxando o adversário para perto, antes de acertar um uppper? Scorpion é escolha certa dos jogadores, desde a versão em fliperama até os dias de hoje.

Sub-Zero (Mortal Kombat) – Parecido com o Scorpion, – só muda a cor do kimono – Sub-Zero é um caso de preguiça de programador que deu certo. O sucesso da saga permitiu que criassem uma história de rivalidade que explica a estranha coincidência da aparência. E os programadores tiveram bastante trabalho com as dúzias de novos personagens subsequentes.

Chun Li (Street Fighter) – Talvez a primeira personagem feminina a se meter em briga nos videogames, Chun Li era ao mesmo tempo sexy e poderosa. Seus coques impediam que seu cabelo longo atrapalhasse a visão quando acertava um chute alto através das fendas de seu vestido longo.

Sonya Blade (Mortal Kombat) – Outra lutadora, começou com um outfit de vídeo de ginástica da Jane Fonda, mas foi sendo atualizada com o passar do tempo. Tem o mérito de, junto com Chun Li, mostrar que as meninas também podiam brincar em jogo de luta. Empoderamento antes mesmo da palavra entrar na moda.

Dahlsim (Street Fighter) – Uma das coisas mais legais do SF eram os poderes típicos de cada personagem. Dahlsim era indiano, e tinha a habilidade de esticar braços e pernas, uma extrapolação até para o melhor dos alongamentos, mas que certamente irritava os adversários. Ele também levitava quando vencia seu adversário, supostamente algo comum na Nova Délhi dos anos 90.

Blanka (Street Fighter) – Outro personagem regional era o brasileiro Blanka, um monstrengo verde e bombado que vivia em casas de palafita na Amazônia. Muita gente escolhia só pela nacionalidade, mas nem sempre era a melhor opção. O curioso é imaginar de onde os criadores tiraram a referência, já que na época ainda não existiam os lutadores brasileiros de MMA.

Raiden (Mortal Kombat) – Um dos caras mais legais do MK era – e ainda é – o Raiden. Quem não curte comandar um relâmpago, de preferência na cabeça do adversário? O visual de plantador de arroz do sudeste asiático sugeria um tipo fraquinho, mas quando ele ligava o 220v era difícil de bater.

Zangief (Street Fighter) – Entre os personagens que perderam espaço está o Zangief. Era para ser um tipo fortão, ameaçador. Mas o tempo passou, e a combinação de sunguinha vermelha com peito peludo caiu em desgraça. Porém, sua participação especial em Detona Ralph foi sensacional.

M. Bison (Street Fighter) – Quem gosta de jogar com os vilões certamente aprecia M. Bison. Ele é a quintessência da maldade: um general cruel e megalomaníaco, que não medirá esforços para conquistar o mundo e se tornar seu dono supremo. Para maior drama, roupas vermelhas, botas pretas e uma capa esvoaçante.

Goro (Mortal Kombat) – Não poderíamos acabar sem incluir um personagem monstruoso do MK. E há vários, que foram sendo adicionados em cada lançamento. Mas o avô de todos eles é goro, o guerreiro de quatro braços que está presente desde a primeira versão. De sua árvore genealógica surgiram Shao Khan, Sheeva, Kintaro, Onaga….

Dos clássicos aos modernos, passando por crossovers e participações especiais, os personagens de Street Fighter e Mortal Kombat são sempre divertidos. Então escolha o seu e…. fight!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar