Nerdizmo

O impacto humano na Terra: Cidades, Oceano e Florestas

Imagens via satélite mostram de 1984 a 2020 como nossa ação afetou o mundo

O impacto humano na Terra: Cidades, Oceano e Florestas

O Google Earth lançou três vídeos que mostram o impacto humano na Terra. Mais precisamente em como nossas cidades se alastraram, como os oceanos tiveram enorme impacto ambiental e como as florestas foram devastadas.

As compilações são realizadas por meio de linhas do tempo que acompanham as mudanças do ano de 1984 até o ano de 2020. E as imagens são realmente impressionantes.

Os vídeos, de aproximadamente três minutos apenas, mostram como a humanidade cresceu e consequentemente causou um devastador impacto na natureza, se formos comparar primeiro o das cidades, com os dos oceanos e florestas.

As sequências mostram diversas localidades pelo globo, e passam pelas mudanças que ocorreram a cada ano por meio de imagens de satélite capturadas pelo Google Earth. De 1984 até 2020, vemos que muita coisa muda. E essas coisas que mudam infelizmente não são para melhor – em relação a preservação ambiental e saúde do nosso planeta.

O impacto humano na Terra

Nossas Cidades

Nos últimos 35 anos, a população urbana cresceu em 2,3 bilhão de pessoas. E a cada semana, cerca de 3 milhões de pessoas se mudam para as cidades. Até 2050, é esperado que 68% da população mundial viva em áreas urbanas. As cidades são responsáveis pela emissão de 70% das emissões de dióxido de carbono.

Nosso Oceano

O ártico está aquecendo o dobro da velocidade do que no resto do mundo. Hoje, a Groenlândia perde gelo sete vezes mais rápido do que nos anos de 1990. O nível do oceano aumenta em 3,6 mm por ano – a maior taxa de aumento do século. Se continuar assim, 800 milhões de pessoas serão colocadas em risco até 2050.

Nossas Florestas

Quase metade de todas as florestas do mundo foram desmatadas ou degradadas pela ação humana. A cada minuto, uma área florestal que cobriria 40 campos de futebol é perdida. No ritmo atual, 60% da floresta Amazônica será perdida até 2050. Florestas absorvem cerca de um terço do dióxido de carbono emitido por queima de combustíveis fósseis todos os anos.

Veja mais sobre natureza!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar