Nerdizmo

Os 11 Melhores Filmes sobre Depressão

É importante falar e assistir filmes sobre este problema, assim podemos compreender melhor sobre as enfermidades que a mente humana causa

Normalmente uma doença silenciosa e não tanto perceptível, a depressão é devastadora e até foi chamada de “a doença do século”. Para refletir sobre isso, compilamos uma lista com ótimos filmes sobre depressão, para que você saiba como esta enfermidade pode ser devastadora.

A depressão é caracterizada como uma doença psiquiátrica crônica, que causa tristeza profunda, amargura, falta de esperança baixa auto-estima e culpa – o que pode desencadear outros problemas, como afetar a alimentação e sono de quem a manifesta.

É importante falar e assistir filmes sobre este problema, pois assim podemos compreender melhor sobre as enfermidades que a mente humana causa em determinadas pessoas – ou até me nós mesmos. Quanto mais conhecimento, mais capacidade de cura temos.

Os filmes que você confere abaixo mostra, de uma forma ou de outra, como este problema pode adentrar e afetar de alguma forma a vida das pessoas. Alguns mais esperançosos, outros mais crus e realistas. Porém, todos eles muito informativos e excelentes produções cinematográficas.

Filmes sobre Depressão que valem a pena conferir

As Horas (The Hours, 2002)

Os 11 Melhores Filmes sobre Depressão

Um dos melhores filmes que retrata o tema, “As Horas” acompanha a vida de três mulheres: Virginia Woolf, famosa escritora e poetisa depressiva que viveu no início do século 20, uma dona de casa dos anos de 1950 e uma mulher nos dias atuais. Virginia, na época, tentava terminar o seu livro “Mrs. Dalloway” enquanto lidava com a depressão, enquanto as outras mulheres de alguma forma estavam ligados a ele – e também a ela.

Mary e Max – Uma Amizade Diferente (Mary and Max, 2009)

Talvez o filme mais emocionante e bonito desta lista de filmes sobre depressão. Pessoalmente, meu favorito. Trata-se de uma animação que acompanha uma solitária garota australiana que desenvolve uma linda amizade com um velho judeu na cidade de Nova York. Um filme sensível, cheio de pequenos momentos e de encher o coração.

As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower, 2012)

Os 11 Melhores Filmes sobre Depressão

Charlie é um adolescente depressivo e que tem tendências suicidas, pois viu seu amigo se matar. Porém, depois de passar um tempo internado em um hospital psiquiátrico, ele começa a ir na escola e acaba conhecendo um grupo de amigos que ajudam ele a lidar com seus problemas.

As Virgens Suicidas (The Virgin Suicides, 1999)

Escrito e dirigido por Sofia Coppola e inspirado no romance de mesmo nome de Jeffrey Eugenides, este ainda é uma das maiores obras dela. Acompanha um casal conservador e suas cinco filhas que são alvos de investidas dos garotos da vizinhança e da escola. Uma das filhas, no entanto, luta contra a depressão. E, em meio aos problemas dela, o filme traz elementos de comédia e drama para tecer a narrativa.

Geração Prozac (Prozac Nation, 2001)

Os 11 Melhores Filmes sobre Depressão

Este filme conta a história de uma jovem promissora que é aceita em Harvard, mas lida com depressão clínica – doença que ainda era um tabu na época, e a moça acaba encontrando dificuldades na vida na hora de aceitar sua condição e procurar um tratamento para poder seguir a vida.

Melancolia (Melancholia, 2011)

Lars Von Trier é conhecido por seus filmes extremamente crus e impactantes. Nesta produção em específico, ele lida com a Melancolia – um dos ingredientes da depressão. A maneira como ele retrata este sentimento é simplesmente devastadora. Difícil não se sentir angustiado ao assistir este longa, que acompanha duas irmãos diferentes uma da outra que vêem o mundo acabar aos poucos – enquanto uma lida calmamente com a situação e a outra se desespera.

Moonrise Kingdom (2012)

Os 11 Melhores Filmes sobre Depressão

Um belíssimo filme de Wes Anderson, que traz muita comédia e enche nosso coração de alegria, apesar de tratar de assuntos que assolam a humanidade. Se passa em 1965, em uma região onde as pessoas formam uma comunidade possivelmente imune aos problemas do mundo afora. Dois adolescentes, Sam e Suzy, no entanto, se apaixonam e decidem fugir antes que uma tempestade chegue ao local.

Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine, 2006)

Apesar de ser um filme de comédia e não parecer, este longa se trata de depressão, e como uma garotinha é vista pela família como a “última esperança” para que eles se sintam bem, em meio a tantas emoções negativas em torno dela. No filme, a pequena garotinha até consegue compreender o que significa ser uma pessoa depressiva, e como ajudar alguém nessa condição.

Terapia de Risco (Side Effects, 2013)

Os 11 Melhores Filmes sobre Depressão

Um filme sobre testes de medicamento contra a depressão que desencadeiam efeitos que vão além do esperado. Conta a história de um homem que sai da prisão depois de ser condenado por abuso de informação privilegiada. Quando chega em casa, porém, sua esposa tem um episódio grave de depressão. E começa a tomar um novo remédio.

Se Enlouquecer, Não se Apaixone (It’s Kind of a Funny Story, 2010)

Este filme mostra que nem sempre quem passou por problemas sérios ou traumas apresentam o quadro de depressão. Acompanha um garoto de 16 anos que se torna muito depressivo quando ele começa a pensar que não é bom o suficiente e pode falhar em tudo. Por isso, ele mesmo se interna em um hospital psiquiátrico de forma voluntário. O filme, porém, tem um teor leve, divertido.

Cake: uma Razão para Viver (Cake, 2014)

Os 11 Melhores Filmes sobre Depressão

Filme que mostra como o luto pode desencadear uma depressão devastadora. Mostra a vida de uma mãe após perder o filho em um acidente de carro. Processo que acaba até por causar dores físicas no corpo dela. Isso deixa ela sem esperanças, até que ela resolve desapegar de tudo que conhece para dar novo sentido às coisas de sua vida.

Conhece mais filmes sobre depressão que não estão na lista e valem a menção? Comente abaixo deste post e contribua com a matéria!

Atenção – Depressão não é brincadeira

Esta doença assola muita gente em torno do mundo e, se você sente algum tipo de desespero, não consegue levantar da cama, não sente esperança ou tem pensamentos suicidas, busque um familiar, amigo ou profissional para conversar. Você também pode recorrer ao CVV, Centro de Valorização da Vida, para falar sobre o que você sente, discando 188, ou ao acessar o site da instituição.

—-

Veja também:

Os 13 melhores filmes sobre Borderline (Transtorno de Personalidade Limítrofe)

E mais listas de filmes!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.