Nerdizmo

Os 13 melhores filmes sobre Borderline (Transtorno de Personalidade Limítrofe)

Os melhores filmes que descrevem as pessoas que vivem no limite devido ao Transtorno de Personalidade Borderline.

Para exemplificar esta grave patologia que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo, separamos os melhores filmes sobre Borderline (ou Transtorno de Personalidade Limítrofe) para que você possa compreender melhor sobre o assunto.

Impulsividade, alterações súbitas de humor, raiva, desespero, instabilidade nas relações, sensação de solidão e medo de ser abandonado. Estes são alguns dos sintomas constantes de quem sofre da Síndrome de Borderline – que torna a vida das pessoas acometidas pela doença e também as que estão a sua volta nada fáceis.

Pouco ainda se sabe sobre este transtorno mental. E quem manifesta a doença muitas vezes tem dificuldade em perceber que sofre da síndrome. Então, vale a pena conferir as representações no cinema, que em alguns casos inclusive são biográficas e se referem a pessoas que realmente existiram.

É preciso lembrar que o diagnóstico só deve ser realizado por um psiquiatra. Mas se você é Border ou conhece alguém que seja, esses filmes podem te ajudar a elucidar sobre como a doença age.

Vale ressaltar também que a doença, apesar de ser três vezes mais comuns em mulheres (e nos filmes ser retratada especialmente em mulheres), também afeta homens.

Os melhores filmes sobre Borderline

Allure (2017)

Os 13 melhores filmes sobre Borderline (Transtorno de Personalidade Limítrofe)

Este filme conta a história de uma jovem que faz faxina e se envolve com uma adolescente, filha de uma de suas patroas, e a convence a morar com ela. A personagem, muito perturbada, mantém comportamentos extremos e vive sempre no limite.

Borderline (2008)

Os 13 melhores filmes sobre Borderline (Transtorno de Personalidade Limítrofe)

Da diretora Lyne Charlebois e baseado nos romances Borderline e La Brèche, da escritora canadense Marie-Sissi Labrèche. Acompanha a vida de uma escritora chamada Kiki, uma mulher inconstante, a qual se envolve com sexo descontrolado, álcool e comportamentos impulsivos e que aos 30 anos aprende a amar a si mesma.

Geração Prozac (Prozac Nation, 2001)

Os 13 melhores filmes sobre Borderline (Transtorno de Personalidade Limítrofe)

Uma adolescente é aceita em Harvard com uma bolsa de jornalismo, e quando entra na Universidade começa a abusar do sexo e de drogas. Entra em uma crise existencial e sua depressão aumenta, a ponto de magoar os amigos e a mãe que a amam.

Sete dias com Marilyn (My Week with Marilyn, 2011)

Os 13 melhores filmes sobre Borderline (Transtorno de Personalidade Limítrofe)

Um retrato de um trecho da vida da atriz e modelo Marylin Monroe, que sofria de Transtorno de Personalidade Limítrofe (ou Borderline). O filme conta a história de quando ela quis fugir dos holofotes de Hollywood e descobre os prazeres da Inglaterra com um auxiliar de estúdio.

Garota Interrompida (Girl, Interrupted, 1999)

Filme baseado no filme autobiográfico escrito por Susanna Kaysen, que viveu dois anos em um hospiral psiquiátrico nos anos de 1960. A história conta quando ela chegou lá e conheceu um mundo de mulheres transtornadas e como viveu com elas. Incluindo uma charmosa sociopata chamada Lisa Rowe.

Gia – Fama e Destruição (Gia, 1998)

Os 13 melhores filmes sobre Borderline (Transtorno de Personalidade Limítrofe)

Gia Carangi chega em Nova York com o sonho americano de se tornar uma modelo. Com sua personalidade poderosa, ela logo conseguiu fama e chegou às capas de revistas, mas isso não a impediu de ir até lugares perigosos.

Atração Fatal (Fatal Atraction, 1987)

Um advogado e pai de família sofre com a rotina e repentinamente se envolve com uma mulher misteriosa e sedutora por uma noite. A moça, no entanto, revela um comportamento extremamente destrutivo e não aceita de forma alguma ser abandonada, gerando muitos problemas para o homem e tudo o que gira em volta dele.

Mulher Solteira Procura (Single White Female, 1992)

Os melhores filmes sobre Borderline

Depois de terminar com o namorado, uma especialista em software divide o apartamento em Nova York com uma garota chamada Hedra. Elas se tornam amigas, mas logo inveja e hostilidades começam a surgir, e revelam um passado violento da moça.

Monster – Desejo Assassino (Monster, 2003)

Filme inspirado na vida de Aileen Wuornos, que sofreu abusos na infância e teve uma vida marcada por vícios em drogas e comportamentos extremos. Na juventude se tornou prostituta da praia de Daytona para sobreviver, e mais tarde se tornou em uma assassina serial que matava homens.

Margot e o Casamento (Margot at the Wedding, 2007)

A escritora Margot e seu filho resolvem chegar de surpresa no casamento da irmã dela. Mas as irmãs entram em conflito quando Margot, de todas as formas, tenta convencer a mulher a não se casar com o noivo.

Bem-vindos ao meu mundo (Welcome to Me, 2014)

Alice Klieg ganha na loteria  e com a grana compra um horário na TV para ter um programa de auditório. O tema principal do programa é a história da vida dela. O problema é que ela tem transtornos mentais, e quando começa essa nova jornada, abandona a terapia e os remédios.

Betty Blue (37°2 le matin, 1986)

Filme que é uma adaptação de um romance de Philippe Djian e que aborda uma história de amor passional. A narrativa acompanha a vida de um trabalhador e aspirante a romancista que tenta apoiar sua namorada mais jovem enquanto ela sucumbe lentamente à loucura.

Jovens Adultos (Young Adult, 2011)

Logo depois de se divorciar, uma escritora de ficção volta para a sua cidade natal no interior e tenta reatar a relação com o seu ex-namorado. O problema é que ele agora está casado, feliz e é pai de uma garotinha bebê recém-nascida.


Quais filmes sobre Borderline você tem para acrescentar na lista? Comenta aí!


Confira mais Listas de Filmes!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MARCOS AURELIO JESUS DOS SANTOS

Só quem passou por um relacionamento com uma pessoa Border com traços narcisistas sabe a importância e o valor destes filmes.
Não tem como deixar de lado o filme O LADO BOM DA VIDA, só tem atores bons e traça o lado do Border e também da Bipolaridade.
Boas suas recomendações irmão. Valeus. Abraços.

Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar