Nerdizmo

Existe um dispositivo para guiar raios, assim como o martelo de Thor

Cientistas testaram o conceito em laboratórios usando dispositivos conhecidos como lasers ocos

Existe um dispositivo para guiar raios, assim como o martelo de Thor

Uma equipe internacional de pesquisadores criou uma espécie de dispositivo para guiar relâmpagos com pequenos lasers – que seria muito parecido com o Mjölnir, o martelo de Thor.

“Acontece que para entregar partículas, você não precisa de lasers de alta intensidade, mesmo baixa os de intensidade como a sua caneta laser já seria suficiente”, disse Andrey Miroshnichenko, pesquisador da Universidade de New South Wales em Canberra, Austrália para a Agence France Presse.

A equipe diz que já testou o conceito em laboratórios usando dispositivos conhecidos como lasers ocos, que na verdade criam um tubo de luz. Esses lasers podem causar curto-circuito em nuvens de tempestade e acionar relâmpagos ao aquecer micropartículas no ar.

Os lasers de alta potência tornam o processo caro, difícil e também perigoso para realizar os testes. Mas de acordo com uma nova pesquisa, que foi detalhada em uma publicação na revista Nature, a ideia pode funcionar também com ponteiros laser de baixa densidade.

Dispositivo para guiar raios poderia ser usado para evitar danos

Através do “uso de um feixe de laser de algumas centenas de miliwatts de potência, o limite de descarga de cargas elétricas no ar poderia ser diminuído em 30 por cento”, a equipe escreve em seu artigo, o que permite eles a guiar o raio “ao longo um caminho predeterminado no ar”.

“Podemos imaginar um futuro onde esta tecnologia pode induzir descarga elétrica pela passagem de um raio, ajudando a guiá-lo para alvos seguros e reduzir o risco de incêndios catastróficos”, disse à AFP o co-pesquisador Vladlen Shvedov, da Australian National University.

Ou, quem sabe, usar este tipo de tecnologia para gerar energia limpa.

Veja mais sobre ciência e tecnologia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
CiênciaTecnologia