Nerdizmo

Documentários sobre a natureza despertam felicidade

Estudos indicam que sons e imagens da natureza nas telas reduzem os níveis de estresse e provocam sensação de felicidade

Documentários sobre a natureza despertam felicidade

Estudos da BBC indicam que assistir a documentários sobre a natureza despertam felicidade, seja pela gratidão de vivermos em tempos que ainda há o que ser contemplado ou pela paz que as belíssimas imagens naturais evocam.

As pesquisas psicológicas conduzidas pela BBC Earth focaram em descobrir se ter contato com filmes e fotografias da natureza podem despertar efeitos semelhantes de admiração e bem-estar ao de estar, de fato, em meio a ela.

“É uma profunda intuição humana o fato de que observar a natureza e estar na natureza seja bom para a mente e o corpo”, descrevem os pesquisadores.

Essa verdade está nas filosofias japonesas, em pesquisas científicas e, claro, em todas as formas de arte. Tanto é que o sociobiólogo EO Wilson cunhou o termo “biofilia” para descrever a profunda admiração humana pela beleza natural.

Estudos anteriores da BBC apontavam que assistir apenas alguns minutos da série de documentários Planet Earth “levaram os participantes, em comparação com o grupo de controle, a sentirem 45,6% mais admiração e 31,4% mais gratidão, mas não houve nenhuma mudança nos sentimentos de emoções negativas, tais como medo e tristeza”.

IntituladoExploring the Emotional State of ‘Real Happyness‘”, o mais recente estudo é um dos maiores já realizados do gênero. Foram reunidos ao todo 7.500 participantes de várias partes do globo: EUA, Reino Unido, Índia, Austrália, África do Sul e Cingapura.

Os voluntários, com faixa etária entre 16 a 55 anos, foram instruídos a assistir clipes curtos de uma variedade de programas, incluindo a série documental Planet Earth II. Antes e depois de cada visualização, eles passaram por uma série de entrevistas sobre seus estados emocionais.

Também foram avaliadas suas respostas físicas com uma tecnologia de mapeamento facial chamada CrowdEmotion e seus níveis de estresse, usando a Perceived Stress Scale (PSS).

Clipes de documentários sobre a natureza, como Planet Earth II, geraram mais sentimentos de felicidade e admiração, ao contrário de programas de entretenimento e noticiários, que geraram mais medo e ansiedade.

Os sentimentos positivos foram mais acentuados em jovens de 16 a 24 anos. “Era mais provável que esses grupos mais jovens apresentassem mudanças positivas significativas na emoção”, observam os autores do estudo.

O mesmo grupo também apresentou ansiedade ambiental significativamente maior, com pontuação alta na escala de estresse. 71% se descreveram como “extremamente preocupados com o estado do meio ambiente e o que isso significaria para seus futuros”.

Infelizmente, não há dados sobre como Planet Earth II e outras produções sobre o meio ambiente possam funcionar como um chamado à ação contra a destruição ambiental.

De qualquer maneira, foi constatado que tais conteúdos visuais despertam, pelo menos, sentimentos fugazes de felicidade para todos os telespectadores que participaram do estudo.

A conclusão é que assistir a documentários sobre a natureza não provoca o mesmo efeito do que estar, de fato, em contato com ela, mas as imagens e sons na tela podem reduzir os níveis de estresse e, sim, produzir o que os pesquisadores chamam de ‘felicidade genuína’.

Então, fica aqui uma boa lista: 32 documentários para entender a vida na Terra

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar