As referências bíblicas em Dark - Nerdizmo
Nerdizmo

As referências bíblicas em Dark

Explicamos para você quais as ligações dos personagens com alguns personagens bíblicos

As referências bíblicas em Dark

Você já deve ter notado que há uma pancada de referências bíblicas em Dark, além de inúmeras outras que fazem parte da série, como o Bootstrap, experimento de Schrödinger, e demais curiosidades.

Esta matéria, portanto, se concentra em explicar para você quais as ligações dos personagens com alguns personagens bíblicos e cristãos. Pois, apesar da série seguir completamente o ramo científico e físico, também representa (em forma de metáfora – como de fato este livro deve ser lido), alguns personagens da bíblia.

A inteligência e sagacidade da narrativa é impressionante. Portanto, a gente dá uma “luz” em como cada personagem se encaixa nestes aspectos.

Aviso: As informações abaixo contém spoilers da série.

Referências bíblicas de Dark

Jonas

As referências bíblicas em Dark

Jonas era um profeta que foi convocado por Deus para avisar os moradores da cidade de Níniveque eles sofreriam a ira divina pelo seu estilo de vida pecaminoso. Ele contrariou Deus, e o todo poderoso então enviou uma tormenta para o oceano onde Jonas navegava em um navio. A única saída dele foi se jogar ao mar – e aí ele é engolido por um peixe gigante. Três dias depois, se arrepende e vai cumprir sua missão.

Na série, Jonas (que se transforma em Adam), declara guerra contra o tempo (que podemos ver como Deus). Mas ao fazer isso, ele é alvejado com a ira do próprio tempo, e é forçado a repetir de novo e de novo toda a trajetória e o sofrimento. Até finalmente desistir e cumprir a sua missão. Se tornam um mensageiro e avisar o filho de Tannhaus – que por sua vez sofreria um acidente e morreria afogado. A chuva forte, o acidente de carro e o fato dele morrer afogado provavelmente faz alusão à história do profeta Jonas.

Adam (Adão)

O primeiro homem, que iniciou tudo. Adão inicia sua história como um homem bom, mas que é vítima da ira divina após ser tentado a comer o fruto proibido e cometer o pecado original, sendo expulso junto de Eva do paraíso.

A relação de Adão com o personagem é extensa no seriado. E ele é visto como o homem que criou aquele universo onde ele se encontra. Em contrapartida, Eva mantém um outro universo em looping infinito, enquanto Adão quer destruir tudo.

Apenas quando Adão e Eva se juntam e compreendem o papel deles na história é que finalmente eles são expulsos do Paraíso (desaparecem e tudo que foi criado por eles se desintegra).

Noah (Noé)

As referências bíblicas em Dark

Na Bíblia, ele foi convocado por Deus para construir uma arca para salvar todos os animais da Terra do dilúvio que o todo poderoso criaria para penalizar toda a humanidade por seus pecados.

Na série, apesar de muitas vezes ser representado como um vilão e assassino, é visto também como um homem sofrido, que foi traído, e que na verdade só busca ter de volta sua filha e mulher. Ele é a representação do amor e tem um papel crucial na narrativa.

Michael/Mikkel (Miguel)

O arcanjo Miguel lidera as tropas de Deus contra o Diablo no livro do Apocalipse, expulsando-o do céu para a Terra, com outros anjos caídos. Mesmo assim, eles continuam a semear o caos e a discórdia no planeta.

Como grande parte dos acontecimentos da série gira em torno do desaparecimento de Mikkel, ele representa esse caos e discórdia que assolou todos os personagens. Desde o seu suicídio no primeiro episódio, até o seu retorno ao passado.

Há também uma referência ao personagem quando Adam fica em frente ao quadro “A queda dos condenados”, de Peter Paul Rubens, que representa o castigo dos anjos caídos após a expulsão do arcanjo Miguel.

Martha (e Eva)

A irmã de Maria (Madalena) na Bíblia. Ela é testemunha de um dos milagres de Jesus Cristo: a ressurreição do irmão dela, Lázaro. Como Martha, na série, é irmã de Mikkel, faz referência ao retorno dele, que estava desaparecido.

Depois, vemos que Martha se transforma em Eva, assim como Jonas se transforma em Adão. O que revela uma trama crucial para a personagem na narrativa da história. Eva é a mulher original, que foi expulsa junto de Adão do Paraíso.

Bartosz (Bartolomeu)

Um dos 12 apóstolos, que pregou o cristianismo após a morte de Jesus. No seriado, ele é visto como um dos leais seguidores de Adão, apesar de sempre ter dúvidas sobre suas ações, e posteriormente também de Eva.

Mais para o final da série, descobre-se que Bartosz é pai do personagem Noah (Noé).

Claudia

Mencionado brevemente no Novo Testamento, Claudia era uma mulher romana, esposa de Poncio Pilatos. A única citação do nome dela na Bíblia é essa:

“Não te envolvas no caso desse justo, porque muito sofri, hoje, em sonhos, por causa dele.“ – Mateus 27:19

Podemos notar que trata-se de uma personagem justa, e que tentou interceder por Jesus, apesar de seu marido Poncio Pilatos ser conhecido como o juiz que nada fez para impedir a condenação de Cristo.

Claudia, porém, no seriado é visto como uma personagem extremamente racional, que pensou por si mesma e conseguiu finalmente romper o ciclo e restaurar o Paraíso, visto ali como o mundo real.

Hannah (Ana)

As referências bíblicas em Dark

Um nome com presença em várias passagens bíblicas, sendo a de maior destaque o livro de I Samuel. Hannah (Ana, na tradução para o português) seria a mãe do profeta Samuel.

Segundo a história bíblica, Elcana, pai de Samuel, tinha duas esposas: Ana e Penina. Enquanto Penina tinha filhos, Ana era estéril. Penina sempre tirava sarro de Ana por ser estéril e ela ter filhos. Ana, portanto, começou a orar e fez uma promessa, dizendo que se tivesse um filho, ele seria totalmente dedicado à religião.

Deus atendeu o pedido de Ana e deu a ela um filho, Samuel, que foi dedicado a vida sacerdótica.

Em comparação ao seriado, podemos notar que Ana teve um único filho. E este filho é como se fosse um filho do tempo (dado por Deus). No caso, Jonas. A rivalidade dela com Katharina pode ser vista como a rivalidade entre Penina e Ana. Sendo Katharina, Penina (uma das duas mulheres de Elcana). Neste caso, podemos ver uma alusão a Elcana como Ulrich, que mantinha uma relação com as duas mulheres.

Pintura ‘A Queda dos Condenados’

Obra de arte criada por Peter Paul Rubens. Apresenta corpos de condenados, lançados no abismo pelo arcanjo Miguel e pelos anjos que o acompanham. Retrata a queda para o inferno, uma crença tradicional bastante representada na arte cristã.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments