Nerdizmo

100 anos de trabalho no Japão: Curta mostra como as coisas mudaram

Do nascimento dos assalariados à ascensão dos escritórios

100 anos de trabalho no Japão: Curta mostra como as coisas mudaram

Este curta metragem mostra como as coisas mudaram durante 100 anos de trabalho no Japão. Por meio de animação em forma de pixels criada pelo artista Motocross Saito, o vídeo mostra uma retrospectiva visual sobre as mudanças na cultura de trabalho japonesa no século passado.

Em 1920, a palavra “assalariado” começou a ser usada no Japão. E é aí onde o vídeo começa. 100 anos antes do tempo em que vivemos agora.

Ainda era incomum para mulheres trabalharem fora de casa. As que faziam isso eram chamadas de “shokugyo fujin”, ou mulheres profissionais. Esse termo hoje em dia desapareceu, pois mulheres que trabalham agora não são raras.

Já na década de 1940, vemos a troca de uniformes do exército para ternos de executivos – após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial. E aí, o tempo de reconstrução começa.

O impulso para recuperar uma sociedade economicamente aparece na década de 1950, com trabalhadores em um escritório e passam calor, com um único ventilador.

Na década de 1960, surgem sinais de prosperidade. Vemos uma cena do Monte Fuji pela janela do então novo trem-bala Shinkansen.

Já em 1970, vemos um trem superlotado, e um funcionário de uma empresa fazendo hora extra depois de o sol se pôr.

Nos anos 80, começam as festas com bebidas, que consequentemente fazem o trabalho não acabar depois do expediente.

Os anos 90 trazem algumas mudanças, à medida que os dispositivos de comunicação móvel e as mulheres no local de trabalho se tornam parte da vida profissional no Japão.

Na década de 2010, é hora de um novo estilo de trabalho mediante a tecnologia, com um empregado que usa notebook. Há também uma mudança na preocupação com a saúde. Antes víamos muita gente fumando nos trens e locais de trabalho, agora vemos uma placa de “proibido fumar”.

Quando chega em 2020, vemos a sociedade se adaptando à pandemia do coronavírus, com máscaras, assentos escalonados e uma divisória de plástico colocada no que era anteriormente um layout de escritório aberto japonês.

Por fim, o novo normal traz o trabalho em casa, com uma mulher tendo uma videoconferência da mesa da cozinha enquanto seu marido ou namorado cuida do filho.

São muitos anos para cobrir em tão poucos minutos. Mas isso representa não só a história de como o trabalho é realizado no Japão, mas também em muitas regiões do mundo.

Você pode conferir o vídeo logo abaixo.

100 anos de trabalho no Japão

Veja mais sobre sociedade!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar