Tubarão de 400 anos é o vertebrado mais velho do mundo - Nerdizmo
Nerdizmo

Tubarão de 400 anos é o vertebrado mais velho do mundo

Animal pode chegar a mais de 5 metros de comprimento

Tubarão de 400 anos é o vertebrado mais velho do mundo

Um tubarão de 400 anos foi revelado como o vertebrado mais velho do mundo de acordo com uma pesquisa científica recente da Universidade de Copenhagen.

Trata-se de Tubarão da Groenlândia (Somniosus microcephalus). Pesquisadores usaram a estimativa de data por radiocarbono em 28 animais, e descobriram que uma fêmea tem cerca de 400 anos de idade.

Esses tubarões crescem apenas 1 cm por ano e atingem sua maturidade sexual apenas aos 150 anos.

A pesquisa foi publicada na Science Mag.

O autor principal do estudo, o biólogo marinho da Universidade de Copenhagen, Julius Nielsen, disse:

“Tínhamos nossas expectativas de que estávamos lidando com um animal incomum, mas acho que todos que fizeram essa pesquisa ficaram muito surpresos ao saber que os tubarões eram tão velhos”.

Anteriormente, a detentora do recorde de idade entre os vertebrados era uma baleia-da-índia, com idade estimada de 211 anos.

Mas se os invertebrados forem trazidos para a competição da longevidade, um molusco de 507 anos chamado Ming detém o título de animal mais velho.

O Tubarão da Groenlândia pode chegar a 5 metros de comprimento e ele tem um estilo de vida preguiçoso. Nada lentamente e nas profundezas dos oceanos gelados do norte do Oceâno Atlântico. Por isso, podem viver bastante tempo.

Como eles levam muito tempo (150 anos) para atingir maturidade sexual, isso pode ser um problema para proteger a espécie no futuro. Antes, eles foram caçados no período da Segunda Guerra, devido ao seu óleo ser usado em máquinas. Isso só parou quando alternativas surgiram, sem que precisasse assassinar animais.

De qualquer forma, não deixa de ser um desafio manter as espécies vivas em seu habitat natural, com o aumento da população e das caças.

O vertebrado mais velho do mundo

Veja mais sobre natureza!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
News
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments