The Satanic Temple: o polêmico grupo que quer dar aulas em escolas dos EUA - Nerdizmo
Nerdizmo

The Satanic Temple: o polêmico grupo que quer dar aulas em escolas dos EUA

Grupo na verdade promove o igualitarismo, a justiça social e a separação entre Igreja e Estado.

Apesar de usar esta imagem controversa como mascote, a organização The Satanic Temple (O Templo Satânico) está bem longe dos preceitos “diabólicos”.

Na verdade, é bem ao contrário, eles promovem o igualitarismo, a justiça social e a separação entre Igreja e Estado.

A ideia deles, com seus mais de 20 escritórios espalhados pelos Estados Unidos, é criar um curso extracurricular nas escolas de todo o país.

Eles acreditam que as crianças precisam de conhecimento científico, social, crítico, de arte e história. Algo que, na verdade, é o contrário dos preceitos “diabólicos”, como muitos podem imaginar, embalados de um pré-conceito.

the-satanic-temple-GEEKNESS-01

Mas porque este nome?

“As pessoas nos veem como diabólicos pelo nosso nome, mas o irônico é que a bondade e o pensamento crítico são nossas crenças fundamentais”, disse à BBC Mundo, um porta-voz do escritório do grupo em Los Angeles, na Califórnia, identificado como Ali.

Ele diz que eles usam Satã como mascote por, na Bíblia, ele ter desafiado a autoridade de Deus, e por isso foi expulso do céu. Algo semelhante ao que o grupo sofre, de acordo com o porta-voz.

“De forma similar, nós desafiamos a autoridade intolerante na política, na sociedade e na cultura e somos marginalizados por isso. Além disso, recebemos ameaças de morte pela simples associação com o nome”, disse.

the-satanic-temple-GEEKNESS-03

“Nunca apanhe na escola novamente. Exercite seus direitos religiosos.” diz o cartaz do grupo, remetendo ao Project Children, seu projeto para crianças contra o abuso corporal.

O The Satanic Temple, ao contrário do que aparenta, não prega qualquer religião ou crença. Eles dizem que as pessoas tem o direito de ser crítico e a liberdade de acreditar no que quiserem. E seguem alguns dogmas específicos, que servem mais como filosofias de vida.

Os Dogmas do The Satanic Temple

  • O indivíduo deve atuar com compaixão e empatia em relação a todas as criaturas, e de acordo com a razão
  • A luta pela justiça é uma busca constante e necessária e deve prevalecer sobre leis e instituições
  • O corpo é inviolável, sujeito unicamente à vontade da pessoa
  • A liberdade dos outros deve ser respeitada, inclusive a liberdade de ofender. Invadir de propósito e injustamente as liberdades dos outros é renunciar às suas
  • As crenças devem estar de acordo com o conhecimento científico do mundo. Devemos ter cuidado de não distorcer feitos científicos para que se encaixem nas nossas crenças
  • As pessoas são falíveis. Se cometermos um erro devemos fazer o possível para retificar e resolver qualquer dano que possa ter sido causado
  • Cada dogma é um princípio orientador concebido para inspirar nobreza nas ações e pensamentos. O espírito de compaixão, sabedoria e justiça devem prevalecer sempre sobre a palavra escrita ou falada

O site da organização fala um pouco mais sobre os ideais:

“Organizações cristãs fundamentalistas estão tentando transformar escolas públicas em campos de doutrinação para as crianças. Com milhões em financiamento e uma equipe de advogados agressivos, eles foram corroendo com êxito a separação entre Igreja e Estado. Sua doação nos permitirá expandir nossa campanha para minar seus esforços e nos permitirá continuar a avançar campanhas que protegem o pluralismo religioso e defender a soberania pessoal.”

Claro que eles sofrem grandes represálias pela iniciativa e tentativa de inserir uma grade curricular um pouco mais científica nas escolas com este nome. Porém, os esforços são válidos, levando em conta que muitas escolas não respeitam a separação entre religião e Estado.

Ali diz que alguns pais até se voluntariam a dar aulas e querem matricular os filhos nas atividades propostas por eles. No entanto, o The Satanic Temple também recebe ameaças de morte frequentemente por fanáticos.

Mais sobre você encontra no site deles ou Facebook.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments