Nerdizmo

Pong da Atari faz aniversário de 51 anos de lançamento

Um grande clássico dos games

Pong da Atari faz aniversário de 51 anos de lançamento

O Pong da Atari foi lançado  em 29 de novembro, em 1972. Alguns podem não saber que o jogo foi desenvolvido pelo engenheiro Allan Alcorn como um exercício de treinamento atribuído a ele pelo cofundador da empresa, Nolan Bushnell. Ted Dabney, o segundo co-fundador da Atari, ficou tão surpreso com a qualidade do trabalho de Alcorn que decidiu fabricar o jogo para lançamento em arcades.

Este é um jogo bidimensional que simula essencialmente o tênis de mesa, ou como conhecemos por aqui no Brasil, ping-pong. Onde o jogador controla uma raquete virtual movendo-a verticalmente pelo lado esquerdo ou direito da tela.

Um segundo jogador controla uma raquete no lado oposto, e o objetivo é atingir onze pontos antes do oponente. Pontos são marcados quando um jogador não consegue devolver a bola para o outro, semelhante a outros jogos eletrônicos de tênis que Bushnell havia jogado antes de desenvolver o Pong.

Bushnell e Alcorn instalaram o protótipo do Pong no Andy Capp’s Tavern em agosto de 1972, próximo às outras máquinas de entretenimento do bar: uma jukebox, máquinas de pinball e o Computer Space.

Após ver o sucesso, Bushnell embarcou em uma viagem de negócios a Chicago para demonstrar o Pong aos executivos da Bally e da Midway Manufacturing. No final, decidiu-se que seria mais lucrativo para a Atari fabricar o jogo em vez de conceder licença.

A partir de então, o jogo fez enorme sucesso mundialmente.

O vídeo abaixo (em inglês) discorre sobre este incrível ícone do mundo dos games.

Pong da Atari faz aniversário

Veja mais sobre games!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Games
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments