Nerdizmo

Macaco joga pong com o pensamento em vídeo da Neuralink

Isso pode resultar em grandes avanços científicos

Macaco joga pong com o pensamento em vídeo da Neuralink

Neste vídeo disponibilizado pela Neuralink, startup de Elon Musk, um macaco joga pong com o pensamento. Ou seja, usa sua capacidade neural para mover as peças que estão dentro do clássico jogo.

A empresa descreve a façanha:

Hoje temos o prazer de revelar a capacidade do Link de permitir que um macaco, chamado Pager, mova um cursor em uma tela de computador com atividade neural usando um dispositivo de gravação neural totalmente implantado de 1.024 eletrodos e dispositivo de transmissão de dados, denominado N1 Link. Implantamos o Link nas áreas da mão e braço do córtex motor, uma parte do cérebro que está envolvida no planejamento e execução de movimentos. Colocamos Links bilateralmente: um no córtex motor esquerdo (que controla os movimentos do lado direito do corpo) e outro no córtex motor direito (que controla o lado esquerdo do corpo).

Os neurônios do córtex somatossensorial respondem ao toque, e os neurônios do córtex visual respondem a pistas visuais. Analogamente, os neurônios no córtex motor modulam sua atividade antes e durante o movimento, e acredita-se que estejam envolvidos no planejamento, início e controle de movimentos voluntários. Muitos neurônios no córtex motor são sintonizados direcionalmente, ou seja, mais ativos para direções de movimento específicas do que outros. Diferentes neurônios estão sintonizados em diferentes direções de movimento. Um exemplo dessa modulação direcional pode ser visto no gráfico raster à direita.

Ao modelar a relação entre diferentes padrões de atividade neural e direções de movimento pretendidas, podemos construir um modelo (ou seja, “calibrar um decodificador”) que pode prever a direção e velocidade de um movimento próximo ou pretendido. Podemos ir além de simplesmente prever o movimento pretendido mais provável, dado o padrão atual de atividade cerebral: podemos usar essas previsões para controlar, em tempo real, os movimentos de um cursor de computador ou, no vídeo abaixo, de uma raquete MindPong. Os neurônios com direções preferenciais para cima aumentam claramente suas taxas de disparo conforme o macaco move sua raquete MindPong para cima, e aqueles com direções preferenciais para baixo aumentam suas taxas de disparo conforme Pager move sua raquete para baixo.

Realmente, algo muito impressionante, e que pode resultar em muitos resultados interessantes para a ciência. Especialmente para pessoas desabilitadas fisicamente.

Veja o vídeo: Macaco joga pong com o pensamento

Veja mais sobre tecnologia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar