Nerdizmo

Os mais fofos Macarons Geeks da Sugar Devotion

O macaron é um pequeno biscoito feito com farinha de amêndoas

Esses são alguns dos Macarons Geeks criados pela conta do Instagram Sugar Devotion, especialista em criar doces.

O macaron é um pequeno biscoito feito com farinha de amêndoas, granuloso e molinho, de forma arredondada com em média de 3 a 5 cm de diâmetro. É uma especialidade em diversas cidades e regiões da França.

As receitas podem mudar de um lugar para outro, mas em essência trata-se de um biscoito fofo, pequeno, em formato redondo e bem açucarado.

Abaixo você confere alguns exemplos criados em formatos de personagens da cultura pop.

Se você estiver curioso sobre esta iguaria, aqui vai um pouco da história desta delícia açucarada, de acordo com o site Gastronomos.Fr:

História do Macaron

Sua popularidade sem dúvida está ligada à variedade de suas receitas que fazem do macaron de hoje o resultado de uma longa evolução dos macarons do passado. O nome macaron seria de origem árabe; ele inclusive é conhecido e consumido na Síria com o nome de louzieh (que significa amêndoa) porque está intimamente associado à produção desta noz. As primeiras receitas conhecidas datam do Renascimento.

O boom do comércio marítimo permitiu a importação de amêndoas para a Itália.
A palavra vem do macaroni ou maccherone em italiano. Mas nesse caso é a a pasta de farinha de amêndoa que se tornou o principal ingrediente da confeitaria Italiana quando ela (a amêndoa) foi introduzida na Itália em 1500. Surgiu assim um biscoito simples e popular entre os nobres italianos.

Acredita-se que o macaron cruza a fronteira francesa em 1533 graças a Catarina de Medici, que se torna rainha da França ao se casar com Henrique II. François Rabelais é o primeiro grande escritor francês a citá-lo em 1552.

A partir daí o macaron não tarda a deixar a capital para invadir as demais regiões da França, onde cada chef se esforça para criar a sua própria receita tradicional.

Há registros que o macaron aparece em 1581 no casamento do duque de Joyeuse em Ardèche. É mencionado em 1600 nas feiras e festivais sagrados de Montmorillon. Em Saint-Jean-de-Luz, sabe-se que foi oferecido ao rei Louis XIV, por ocasião do seu casamento com Maria Theresa.
Quando o rei Louis XIV decidiu residir em Versalhes em 1682, os seus chefs de cozinha serviam macarons aos convidados para dar boas-vindas. Até então o macaron não era comercializado e era uma exclusividade da realeza. Essa tradição continuou durante os séculos seguintes até a queda do império em 1789.

O macaron para todos

Em 1792, em Nancy, onde o macaron era preparado pelas comunidades religiosas, as irmãs da congregação Damas do Santíssimo Sacramento, Marguerite Gaillot e Marie-Elisabeth Morlot, começaram a comercializá-los.

Até então, o macaron era um simples biscoito de amêndoa, crocante por fora e macio por dentro. Foi na década de 1830, que tiveram a ideia de montar dois biscoitos de macarons e recheá-los com geléias, especiarias ou licores, e depois com diferentes sabores de creme, ganaches ou marmeladas.

No início do século 20, a doceira Ladurée de Paris criou o macaron colorido em sua forma atual com uma grande variedade de cores e sabores. A partir desse momento o doce conhece uma nova onda de sucesso na capital.

O Macaron cruza o oceano

Continuando a sua rota ao longo dos séculos, o macaron, considerado um dos símbolos da confeitaria francesa, atravessa o Atlântico para conquistar a América e ganhar dimensão internacional. Em 1993, o chef de pâtisserie François Payard oferece este pequeno biscoito aos clientes do restaurante “Daniel” em Nova York. E claro, é um sucesso!

Os Macarons Geeks

Veja mais sobre mundo geek e gastronomia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar