Nerdizmo

Observatório de Raios-X Chandra da NASA captura constelação em forma de árvore de Natal a 2.500 Anos-Luz de Distância

Observatório de Raios-X Chandra da NASA captura constelação em forma de árvore de Natal a 2.500 Anos-Luz de Distância

O Observatório de Raios-X Chandra da NASA recentemente registrou a luminosa constelação em forma de árvore de Natal, conhecida como NGC 2264, situada a 2.500 anos-luz na nossa própria galáxia, a Via Láctea.

As estrelas que compõem esse espetáculo variam em massa, desde menos de um décimo da massa do Sol até outras com cerca de sete massas solares.

Todas as estrelas jovens visíveis em NGC 2264 são instáveis e passam por intensos flashes em raios-X, além de outras variações observadas em diferentes faixas de luz.

Entretanto, as variações coordenadas e cintilantes observadas nesta animação são artificiais, criadas para destacar as posições das estrelas vistas em raios-X e para ilustrar a semelhança deste objeto com uma árvore de Natal.

“As variações observadas pelo Chandra e outros telescópios são causadas por vários processos distintos. Algumas delas estão relacionadas à atividade magnética, incluindo flashes semelhantes aos que ocorrem no Sol — porém, muito mais intensos —, assim como áreas quentes e regiões escuras na superfície das estrelas, que entram e saem de vista à medida que as estrelas giram”, explicou Lee Mohon, Editor de Conteúdo Web/Mídias Sociais na NASA.

A constelação em forma de árvore de Natal

Veja mais sobre ciência.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
CiênciaMundo Geek
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments