Nerdizmo

O Fusca Vochol com 2 milhões de contas de vidro

Este carro foi criado em 2010 e uma equipe de oito artistas de duas famílias Huichol

O Fusca Vochol com 2 milhões de contas de vidro

Este é um Fusca Vochol especial que a Volkswagen criou, que traz todo um clima Woodstock. Chamado de “Vochol”, o veículo tem nada menos do que 2 milhões de contas de vidro para decorá-lo.

O nome dele faz referência a cultura mexicana, sendo que é uma junção de “vocho”, um termo comum para o veículo no México (como o termo “Fusca” aqui no Brasil), e “Huichol”, outro nome para o grupo indígena Wixárika nos estados ocidentais de Nayarit e Jalisco, no México.

Portanto, trata-se de um carro estilizado com os adereços típicos da cultura indígena daquela região.

No entanto, no caso do Vochol, ele tem contas de vidro, ao contrário das contas tradicionais feitas de sementes, conchas e outros materiais naturais.

É uma arte tradicional pré-colombiana que tem sido usada para decorar joias, crânios de animais, tigelas e máscaras.

A obra de arte formada por contas de vidro coloridas neste carro, que se estende desde os espelhos laterais aos assentos e volante da cabine, apresenta símbolos que homenageiam a cultura huichol.

A descrição dele segue abaixo:

“No capô do Vochol, duas cobras nas nuvens representam a chuva. Os lados representam cervos, escorpiões, pássaros e flores de peiote, que são símbolos importantes na cultura e espiritualidade huichol. No telhado, um grande sol simboliza a união entre humanos e deuses, e quatro águias de duas cabeças oferecem proteção aos passageiros lá dentro. A imagem de um xamã dirigindo uma canoa adorna a parte traseira do carro. As frases ‘200 anos de Independência’ e ‘100 anos desde a Revolução Mexicana’ são soletradas na língua wixárika ao longo das defensas para marcar o bicentenário do início da guerra de independência da Espanha em 1810 e o centenário da Revolução Mexicana em 1910.”

Este carro foi criado em 2010 e uma equipe de oito artistas de duas famílias Huichol trabalhou durante oito meses para resultar o que você vê aqui.

Ao todo, os artesãos decoraram o carro à mão com cerca de 2.277.000 contas, o que levou mais de 9.000 horas para terminar o trabalho.

Magnífico! Veja as imagens abaixo.

O Fusca Vochol

Veja mais sobre arte!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
ArteArte Moderna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar