Nerdizmo

Lennon ou McCartney? IA descobre quem escreveu as músicas dos Beatles

Algoritmo de machine learning quer desvendar quem escreveu os hits do grupo

Lennon ou Mccartney? IA descobre quem escreveu as músicas dos Beatles

Após a separação do grupo, em 1970, Paul McCartney e John Lennon decidiram creditar alguns hits como de autoria conjunta. Embora as composições tenham sido feitas em parceria, uma IA deseja desvendar quem realmente escreveu as músicas dos Beatles.

Pesquisadores de Harvard e da Universidade de Dalhousie desenvolveram um algoritmo de machine learning para descobrir a autoria das canções por meio de análise de centenas de hits.

Eles extraíram as características de hits gravados entre 1962 e 1966, tais como notas melódicas, acordes, pares de notas melódicas, pares de mudança de acordes e outros fragmentos musicais para definir uma margem de certeza entre Lennon e McCartney.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que McCartney “tendia a usar motivos musicais mais padronizados” e com maior complexidade musical, enquanto Lennon tende a não variar no tom, sendo mais objetivo e simplista.

Com uma abordagem estatística, o algoritmo determinou com 90% de certeza que são de autoria de John Lennon as músicas: “Ask Me Why”, “Do You Want to Know a Secret” e a ponte para “Hard Day’s Night”.

Também são de Lennon alguns versos de “In My Life”, com a certeza de 43,5% da influência de McCartney na “ponte” da música – pré-refrão que prepara o clímax da canção.

Baby’s in Black”, “The Word” e “From Me to You” são de autoria de McCartney, afirma o algoritmo com 97% de certeza.

Segundo o autor do artigo, Alex Matthews-King, a ideia é construir uma impressão digital musical de cada compositor, que pode servir de modelo para aqueles que desejam acompanhar transformações da música ao longo do tempo. O estudo está publicado na Harvard Data Science Review.  

Músicas dos Beatles: fragmentos musicais conhecidos por serem de John Lennon. Classificação ordenada de acordo com a probabilidade atribuída à Paul McCartney

Leia mais sobre Música!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments