Nerdizmo

Conheça os games clássicos que fizeram sucesso nos anos 90

As franquias de maior sucesso dos anos 90 que perduram até hoje

Conheça os games clássicos que fizeram sucesso nos anos 90

Criar um blog de conteúdo é uma boa alternativa para quem quer ganhar algum dinheiro a mais nos dias de hoje. Além de ser uma ótima ferramenta, é fácil de gerenciar, pois basta ter um bom serviço de web host, uma boa plataforma e, é óbvio, conteúdo de qualidade. E se uma das postagens for sobre os games dos anos 90, daqueles games clássicos que fizeram sucesso entre os nossos pais e até hoje são atrativos? Está aí uma boa pauta para fisgar aquele público sedento por nostalgia.

A gente sabe que ganhar dinheiro na internet com um blog é possível, mas exige tempo, planejamento, encontrar a melhor maneira de monetização e conquistar um público fiel ao longo do tempo. A receita é o bom conteúdo e assuntos não faltam!

A ideia é escolher algum do seu agrado e que você domine. Pode ser futebol, política, ciência, entretenimento, games. Alguém falou games? Lembre-se que gente interessada em encontrar um reduto na web que fala sobre jogos digitais não faltam.

Games clássicos que fizeram sucesso – Sucesso entre os mais velhos (e também entre os mais novos)

Digamos que você já tem o seu blog dotado de todos os recursos necessários para obter bons resultados. Tem um bom serviço de web host, utiliza o WordPress (a plataforma mais recomendada) e conta com um organizado cronograma de postagens.

Você até tem alguns leitores fiéis, divulga o blog nas redes sociais, porém, para monetizar de vez esse seu projeto online, falta ainda mais público. 

É aí que você tem a chance de tentar atrair os gamers das antigas, que viveram na era dos 16 bits e foram testemunhas oculares da ascensão de franquias bem sucedidas, como o Street Fighter e o Mortal Kombat.

Nostalgia é um ingrediente importante quando se trata de fisgar ampliar o público. Por isso, garimpar o que a década de 90 ofereceu de melhor em termos de games, além de ser divertido, poderá trazer mais leitores para o seu blog. 

Jogos que se tornam sucesso na década de 90

Hoje em dia, quem está habituado com o Playstation 4 pode até não sentir atração pelos jurássicos Mega Drive e Super Nintendo. A dinâmica dos jogos modernos é diferente. A narrativa, a jogabilidade, tudo isso evoluiu ao longo do tempo.

No entanto, não custa lembrar que os antigos consoles e games já foram, no tempo deles, o ápice da tecnologia. Se hoje muitos trintões e quarentões atuam na indústria de games e tecnologia, boa parte da culpa são dos games dos anos 90.  

Os jogos antigos foram a companhia de muita gente, marcaram época e vários personagens daquele período entraram de vez no panteão da cultura pop, rivalizando com super-heróis e personagens clássicos do cinema.

Por isso, quando você for elaborar uma postagem no seu blog apelando para o lado nostálgico da força, vale mencionar alguns desses jogos que já são clássicos.

1 – Super Mario World

Lançado em 1990, entre os games clássicos que fizeram sucesso, talvez seja um dos mais conhecidos e adorados do planeta. O Mario é o mascote da Nintendo e esse jogo possui todas as qualidades que o tornaram um dos “brinquedos” preferidos da molecada, em uma época sem Youtube, Netflix e redes sociais.

Esse game, além de contar com uma jogabilidade que cativou muita gente, ampliou a mitologia do encanador mais famoso do mundo, apresentando novos cenários e também o personagem Yoshi. Inclusive ele resultou em uma sequência: Super Mario World 2: Yoshi’s Island.

Oficialmente o jogo foi lançado em 1990 no Japão. Porém, no Brasil, ele chegou 3 anos depois graças a uma parceria entre a Nintendo, a Estrela e a Gradiente. 

Hoje, quem está habituado com o mundo de League of Legends, talvez não entenda o impacto que o Super Mario World causou nos gamers da geração 90. Há ali recursos que eram inovadores para a época, como a possibilidade de salvar o progresso do jogo por meio de uma bateria interna.

Além do mais, Super Mario World era um game ousado. As 96 fases o tornavam um jogo extenso. Se o gamer acreditava que iria concluir as missões e ainda ter tempo de assistir aos Cavaleiros do Zodíaco na TV aberta, estava muito enganado.

O jogo apresenta cenários que exigem tempo para serem devidamente explorados, o tornando um passatempo longo. Se a jornada do encanador durante o jogo é extensa, o desenvolvimento do jogo também.

Super Mario World 2 levou dois anos para ser desenvolvido e se tornou um dos símbolos dos games de plataforma 2D. Se nos games a jornada do Mario foi um sucesso, nos cinemas ela foi um fracasso retumbante, resultando em um dos piores filmes da década 90.

Mas a gente perdoa, games raramente possuem sorte quando migram para a tela grande do cinema.

2 – Sonic 

Conheça os games clássicos que fizeram sucesso nos anos 90

Se a Nintendo atacou com um encanador, a concorrente Sega investiu em um porco-espinho. E assim, em 1991, foi lançado o Sonic, o mascote que protagonizou aventuras no Mega Drive.

Assim como o Mario, o game do Sonic tinha cenários coloridos, repletos de atalhos, subfases e caminhos escondidos. 

Resultado: ele se tornou um rival à altura do mascote da Nintendo e, ao longo dos anos, ganhou sequências e, na mesma velocidade que ele usa para atravessar as fases, se consolidou um ícone da cultura pop.

Falando nisso, Sonic se tornou um desenho animado, bichinho de pelúcia e apenas recentemente ganhou um filme para chamar de seu. 

Ainda que o retrospecto de personagens de games não seja favorável quando se trata de sétima arte. O longa-metragem do Sonic, que estreou pouco antes da pandemia varrer as salas de cinema, é uma agradável surpresa.

3 – Street Fighter 2

No universo de games de luta 2D, o jogo que traz Ryu, Chun Li, Guile e companhia é um fenômeno arrebatador. 

Ele surgiu em 1991, desenvolvido pela Capcom diretamente para os fliperamas, mas foi muito disputado nas game locadoras quando se tornou parte dos jogos do Super Nintendo.

Os personagens dispensam apresentações. São figuras tão conhecidas quanto os personagens dos X-Men e da Liga da Justiça. 

O segredo para tanto sucesso é a excelente jogabilidade que o game apresenta, que ao longo dos anos 90 serviu de inspiração para a proliferação de outros games do estilo.

Em 1994 Street Fighter 2 era febre entre a molecada e os estúdios de cinema se apressaram para fazer um filme. Sobre a qualidade do longa-metragem, digamos que é um verdadeiro milagre o Van Damme ter conseguido dar prosseguimento à sua carreira após tal desastre. 

4 – Mortal Kombat

Entre os games clássicos que fizeram sucesso e ainda no território dos jogos de luta 2D, era o Mortal Kombat quem rivalizava com o Street Fighter. Isso não era surpresa!  Lançado pela Midway em 1992 e com uma boa jogabilidade, o MK trazia todas as particularidades de um game candidato a se tornar fenômeno.

O fato é que até hoje a franquia continua firme e forte, gerando várias sequências.

O “Mortal” original trazia uma rica mitologia, envolvendo universos paralelos, magia e ficção científica. Além do mais, alguns personagens mostravam as influências que inspiraram os criadores do jogo.

Johnny Cage tinha o arquétipo dos “action heroes” dos cinemas (Van Damme manda lembranças), Liu Kang é o que seria do Bruce Lee em um filme de fantasia, já o Rayden remete ao visual dos vilões de “Aventureiros do Bairro Proibido”, clássico do cineasta John Carpenter.

Com tanta influência cinematográfica, surgiu o filme em 1995. O resultado não foi lá um sucesso de público.

Conheça os games clássicos que fizeram sucesso nos anos 90

A década de 90 formou muitos gamers fanáticos

E olha que faltou espaço para outros clássicos, como Castlevania, o Doom, Tomb Raider e muitos outros. Portanto, se você tem um blog sobre games, quer trazer um público saudosista para as suas postagens, dê uma volta ao passado.

A última dica é: vale garimpar as pérolas dos anos 90. Não esqueça também de ter em seu blog um bom serviço de web host, pois a qualidade do conteúdo também significa ter um canal profissional.

Veja mais sobre games!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar Casas na caverna estilo toca de Hobbit 5 lições que aprendemos com o Professor Polvo