Nerdizmo

Como fazer um globo de origami

O resultado é uma réplica do nosso planeta Terra com cores vibrantes

Como fazer um globo de origami

Um globo de origami é o objeto perfeito para você passar horas e horas de quarentena focado em uma coisa. E fica muito bonito para servir de enfeite em qualquer mesa ou estante!

O artista de papel Jorik Dammann teve o trabalho não só de produzir esta peça, mas também confeccionar um tutorial passo a passo de como você fazer uma dessas em casa usando papel!

O resultado é uma réplica do nosso planeta Terra com cores vibrantes.

Para construir o globo de papel é preciso fazer pequenas unidades triangulares, cada uma das quais é intertravada para formar um pedaço do modelo acabado.

Ele começou imprimindo uma projeção de mapa que explicava a curvatura da terra e depois mapeou quais cores de papel corresponderiam a cada continente.

Depois de ter seu plano, ele precisou dobrar individualmente mais de 1.400 pedaços de papel e montar o globo uma fatia de cada vez, começando pelo equador.

O tutorial dele indica quantos triângulos exatamente são necessários para cada fatia. Isso, no tamanho que ele produziu do globo. Caso alguém queira fazer maior, é só multiplicar os números.

A esfera principal é mantida unida sem cola, embora a estrutura da base se beneficie de um pouco de cola quente. E o globo até gira, graças a um lápis passando pelo centro dele.

O passo a passo faz parecer mais simples do que parece. Mas com certeza isso leva bastante dedicação e paciência para construir. Coisa que muita gente tem de sobra nos dias atuais de pandemia.

O globo de origami

Veja mais sobre origami!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.