Nerdizmo

Cientistas desenvolvem tinta 3D que pode ser impressa no corpo

Tecnologia pode ser impressa diretamente no osso de um paciente

Cientistas desenvolvem tinta 3D que pode ser impressa no corpo

Pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul desenvolveram uma tinta 3D que pode ser impressa no corpo de um paciente, diretamente. Um empolgante e grande avanço na área de bioimpressão 3D — tecnologia de impressão 3D para fabricar peças biomédicas que podem ser usadas para criar órgãos de reposição ou outras peças.

A inovação consiste em uma tinta cerâmica que permitirá aos médicos imprimir ossos em 3D.

A universidade da Austrália desenvolveu uma tinta cerâmica especial que pode ser impressa com células vivas em uma cavidade de um osso que foi removido ou destruído. De acordo com a Digital Trends, esta técnica “pode criar uma construção que imita com precisão os atributos físicos e biológicos do osso nativo”.

Até agora, a equipe de pesquisa foi capaz de imprimir pequenas estruturas ósseas.

“Esta é a primeira técnica desse tipo que pode criar uma construção que imita com precisão os atributos físicos e biológicos do osso nativo”, disse Kristopher Kilian, professor associado da Escola de Ciência e Engenharia de Materiais da da Universidade de Nova Gales do Sul. “Isso abre uma variedade de oportunidades [incluindo] o reparo de defeitos ósseos de grande porte [nos quais] o corpo não pode se reparar automaticamente, onde tais defeitos podem levar à perda do membro. Também podemos utilizar a tecnologia para gerar modelos ósseos para os cientistas estudarem a fisiologia [e] patologia óssea ou a triagem de medicamentos para a descoberta de novos medicamentos”.

O desenvolvimento envolverá testes em pequenos animais para saber se a tecnologia poderá ser usada em feridas maiores.

Parece que o futuro da medicina é promissor com o uso dessa tecnologia interessante. Mais informações sobre a novidade pode são mostradas no vídeo abaixo (em inglês), e também em um artigo publicado no IEEE Spectrum, também em inglês.

A tinta 3D que pode ser impressa no corpo

Veja mais sobre tecnologia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Tecnologia
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar