Nerdizmo

Cartógrafo transforma mapas antigos em 3D

Cartógrafo traz representação tridimensional de dados geológicos

Cartógrafo transforma mapas antigos em 3D

Além de serem importantes materiais informativos geológicos, os mapas também funcionam como um registro fascinante das transformações em como os humanos entenderam o planeta Terra. Com base nessa longa tradição, o cartógrafo Sean Conway transforma mapas antigos em 3D.

Unindo métodos modernos, ele aprimora os mapas antigos com dados de elevações precisos. Dessa forma, as impressões aparecem como relevos tridimensionais.  

Formado em geografia, Conway se dedicada a trabalhar minuciosamente em todas as etapas que cada peça exige. Inicialmente, ele seleciona um mapa específico de uma ampla variedade disponível em digitalizações online de alta resolução de domínio público. Em seguida, ele sobrepõe os dados de elevação, que coleta através de bancos de dados científicos, nos mapas. Assim, ambos são alinhados perfeitamente.

Para isso, ele faz o processo de georreferenciamento de um mapa, determinando a escala, a longitude e linhas de latitude que devem corresponder às elevações mapeadas. Após isso, os dados são inseridos no software de sistema de informações geográficas ArcGIS Pro. Através dele, Conway pode processar os dados de elevação dentro do mapa georreferenciado, basicamente alinhando os dados atuais com o mapa antigo.

O toque final é trabalhado no Blender, um software criativo 3D de código aberto. O resultado é um mapa que mantém o charme vintage da versão original, mas com uma modelagem detalhada, no qual o hiper-realismo 3D dá vida às características geológicas.

Conway já desenvolveu mapas do Alasca, Suíça, Grand Canyon e até do Brasil.

Além de servirem como ótimo material didático, os mapas modernos de Conway são um deleite aos olhos. Unidas, arte e ciência formam um conteúdo fascinante, que nos permite uma compreensão mais abrangente.

“Fico muito mais feliz em ouvir quando as pessoas me dizem que isso as ajudou a entender ou visualizar melhor as propriedades geológicas ou geográficas da Terra… ou como os mapas 3D os ajudam a entender os processos físicos. É realmente interessante ver o delineamento geológico de cores em um mapa, além do efeito 3D. Você pode realmente ver onde os fenômenos geológicos mudam simplesmente pela elevação ou pelos vales expostos”, diz o cartógrafo.

Siga Conway no Instagram para acompanhar o andamento do projeto.

Cartógrafo transforma mapas antigos em 3D


Leia mais sobre Mapas | Ciência | Arte

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar