Nerdizmo

Você sabia que carros inteligentes podem te rastrear? E como fica sua privacidade?

“Smart” é um adjetivo acrescentado a todas aquelas tecnologias capazes de realizar atividades de maneira autônoma ou instruída, graças à conexão estabelecida com a rede mundial de computadores

Você sabia que carros inteligentes podem te rastrear? E como fica sua privacidade?

Também conhecidos pelo termo em inglês “smart cars”, os carros inteligentes são uma evolução natural do transporte. Assim como outras importantes economias, a indústria dos veículos automotivos evolui com o passar das décadas e o advento de novas tecnologias em computadores.

Seja na fabricação dos veículos ou na experiência dos motoristas, as mudanças acontecem a cada novo modelo colocado no mercado. No caso dos carros inteligentes, essa experiência é proporcionada por tecnologias associadas aos computadores e às inteligências artificiais modernas.

Perante um cenário tão instável e por vezes caótico, alguns pontos podem acabar sendo deixados de lado. O rastreamento de informações utilizadas ao dirigir carros inteligentes, por exemplo, não é completamente compreendido por boa parte daqueles que possuem veículos com essa tecnologia.

Quais são as funcionalidades de um carro inteligente?

Como explicamos logo na introdução desse texto, tecnologias smart possibilitam a execução de atividades autônomas graças à uma conexão com a internet. Na prática, isso tem múltiplas aplicações, a maioria delas focadas na conveniência do motorista e na segurança durante o trânsito cotidiano.

Algumas dessas tecnologias incluem travamento automático, reconhecimento de placas e sinais, direção assistida, assistente para troca de pista, estacionamento automático, sistema de controle de velocidade e temperatura inteligente. E essas são somente algumas das funções dos smart cars.

A fim de realizar todas essas atividades, algumas informações da direção são coletadas, já que ser inteligente necessariamente significa ser adaptável às circunstâncias. Um carro inteligente não é capaz de, por exemplo, controlar a velocidade do veículo, se não souber a quantos km/h o automóvel está.

Como os carros inteligentes rastreiam suas informações?

Uma publicação da ExpressVPN explica que um carro inteligente coleta suas informações a partir de telemática, serviços e dispositivos conectados e fontes de dados externas. Tudo isso sem mencionar o elemento principal, que é o rastreamento de localização, através de GPS integrado ao automóvel.

O problema surge quando esses dados são utilizados para algo diferente do que se propõe. Ao invés de serem direcionados exclusivamente às funcionalidades do smart car, as informações são coletadas e vendidas por fabricantes, o que acaba se tornando extremamente desconfortável ao motorista.

Ao mesmo tempo, quaisquer dados que são coletados acabam suscetíveis a serem vazados por hackers. Na maioria dos casos, os indivíduos não são o alvo exclusivo de quem vaza essas informações, mas acabam sendo um dano colateral. É possível perceber, então, como tudo isso é um pesadelo.

O que fazer para proteger seus dados de rastreamento?

De maneira individual, existe pouco que os motoristas podem fazer para além de manterem seus dispositivos protegidos. O uso específico dos dados não é de conhecimento do motorista médio, o que impede que medidas sejam tomadas quando essas informações são vazadas ou compartilhadas.

O que se pode fazer é pedir por regulamentações mais fortes aos fabricantes de veículos, na maneira como utilizam os dados recolhidos dos motoristas. Da mesma forma, é interessante ler as políticas de privacidade e ter certeza do que a empresa em questão está recolhendo, optando pelo melhor.

Por fim, outras dicas a serem consideradas incluem escolher modelos de veículos mais antigos (e talvez não inteligentes), realizar um “reset“ de fábrica de tempos em tempos, desativar o compartilhamento de localização, manter os softwares atualizados e usar um VPN para proteger informações sensíveis.

Não é fácil estar sempre antenado às possibilidades tecnológicas e como se proteger, mas informação é poder. Quando sabemos com o estamos concordando, torna-se muito mais fácil garantir a própria proteção, incluindo ameaças em potencial de empresas que, no papel, deveriam estar do nosso lado.

Como você pode perceber, existem aplicações práticas de segurança quando o assunto é o rastreamento de informações de veículos, mas esse nem sempre é o caso. Deve-se estar atento sobre o que os carros inteligentes são capazes de rastrear e como esses dados são utilizados pelas empresas.

Veja mais sobre tecnologia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments