Nerdizmo

Vamos conversar sobre Frieren e a Jornada para o Além

Frieren

Ainda em 2023 estreou um novo anime na Crunchyroll, Frieren e a Jornada para o Além e notei que havia um certo barulho nas redes sociais sobre a obra. Já vi os mangás em algumas livrarias e lojas especializadas, o que me deixou curioso, mas ainda seguia impassível – afinal de contas, obras “medievais” nos desenhos animados japoneses não tendem a me agradar.

Um dia acabei me deparando com uma cena no falecido Twitter, mostrando um momento bem delicado da protagonista com um tal de “Himmel”. Não era apenas um diálogo forte e cheio de nuances, como também era perceptível um trabalho intenso para aquela cena parecer bela em todos os sentidos possíveis. E decidi dar uma chance a partir disso.

A jornada de Frieren

Antes de mais nada, preciso esclarecer para vocês do que se trata a história. Frieren é uma elfo e extremamente habilidosa com magia, que já integrou um dos maiores grupos de heróis que já existiram em sua realidade. Mesmo sendo indiferente a este fato, a sua viagem foi encerrada e ela se depara com uma verdade dura de refletir: ela pode viver centenas de anos, mas seus companheiros não. E, com a morte de um deles por velhice, ela passa a ver as coisas de outro modo.

Primeiro, fui cativado justamente por isso: a história começa no fim de outra aventura, qual só ouvimos falar ou vemos através de algumas lembranças. Ela pode ter sido tão ou até mais épica do que aquilo que é apresentado nos “dias atuais”, mas isso nem de longe passa uma imagem ruim. Muito pelo contrário, já que traz todo o contato que a protagonista teve com os demais humanos e a transformaram de algum modo.

O anime impacta, até nos momentos alegres

Outro é em como a jornada é lenta e divertida. Mesmo que o primeiro episódio pareça ser bem ágil e direto na mensagem, os demais seguem uma jornada dela e de sua nova aprendiz, Fern, viajando e buscando novas magias para o seu repertório. O ritmo favorece demais a interação delas e dos demais que vão se unindo ao grupo, mostrando como um bom anime pode ter diversas formas.

Porém, nada te prenderá mais em Frieren do que as memórias da personagem central. Como uma elfo com centenas (talvez milhares) de anos, vemos através de sua visão como os seres humanos se desenvolveram e em como aproveitaram a sua vida – mesmo com um tempo de vida menor. Enquanto isso a sua própria caminhada entra em contraste, justamente por não ter aproveitado tanto.

Ainda que a primeira temporada não tenha sido encerrada e ainda tenhamos a Parte 2 sendo exibida pela Crunchyroll, seus diálogos fortes, nuances entre os gestos e visão sobre o mundo são incríveis e prometem entregar uma das melhores tramas vistas nestas últimas temporadas.

Nos dias atuais, Frieren viaja com sua aprendiz Fern

Magia não é tudo

Unidos à jornada de Frieren, somos apresentados a diversos personagens extremamente carismáticos e cheios de vida. Stark, por exemplo, é extremamente medroso…mas um guerreiro formidável e um rapaz com um grande coração que adiciona demais à vida da protagonista e de Fern.

Além disso, temos diversos paralelos com a jornada que ocorreu no passado. A relação que ela nutre com Himmel, por exemplo, é o que dá forças para que todos vejam como a vida dela era especial e sua falta de visão deixou isso passar batido na época. Os outros membros de seu grupo, Heiter e Eisen, também são muito bem-construídos conforme os episódios avançam e adicionam mais profundidade ao mundo.

Há batalhas, mas este não é o foco

Se vocês aceitam um conselho e querem buscar um conteúdo de qualidade, vão atrás de Frieren e a Jornada para o Além. Ela contém cenas de batalha também, para aqueles que desejam ver magias devastando as coisas ao seu redor…mas este não é o foco. A grande “pegada” é justamente viajarmos ao lado dela e dos demais membros de sua equipe, acompanhando o crescimento de todos.

Eu sei que o avanço é lento e isso pode afastar um pouco o público, mas garanto que ninguém se arrependerá de assistir a alguns episódios. Ainda que eu não saiba como esta aventura termine, ela já está como uma das melhores que vi nos animes nestes últimos anos e promete trazer não apenas muita emoção e lições, mas também uma das tramas mais delicadas que tive o prazer de presenciar.

Veja mais em Animações e Curtas!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments