6 realidades paralelas do Universo Pokémon - Nerdizmo
Nerdizmo

6 realidades paralelas do Universo Pokémon

Universo Pokémon

O Universo Pokémon não é cercado por apenas uma linha narrativa, porém há diversas que se interligam e montam um verdadeiro “multiverso” dentro da franquia dos monstros de bolso. Você conhece todas ou será que alguma dessas histórias e personagens pulou de sua frente?

Seja criação do próprio estúdio animado ou da Game Freak, a verdade é que estes mundos estão distantes de serem conectados e, quando isso ocorre de vez em quando, é um verdadeiro evento dentro da franquia. Bom, que tal darmos uma olhada e conhecer melhor as realidades paralelas das criaturas mais famosas do mundo?

6 – Anime

Não podemos negar que o anime foi a introdução de milhões para dentro do Universo Pokémon, porém ele está bem distante da ideia original dos jogos. Nele vemos Ash Ketchum, um jovem da cidade de Pallet que está atrás do objetivo de se tornar um Mestre. Passando por diversas regiões e fazendo vários amigos, foram 25 anos vendo ele forjando amizades valiosas com líderes de ginásio, campeões e diversas outras figuras que aprendemos a amar.

5 – Mangás

Longe do desenho, nos mangás Ash não existe. Aqui temos algo mais próximo dos games, porém com a sua própria linha narrativa e arcos baseados nos lançamentos de cada título. Com eventos próprios em suas páginas, acompanhamos a jornada de diversos heróis enquanto viajam e capturam os mais variados monstrinhos, como Red, Gold, Ruby e diversos outros. Com uma qualidade ímpar, é uma das obras mais indicadas para aqueles que não desejam jogar, mas amariam acompanhar o que rola em suas tramas.

4 – Jogos Pokémon (Linha Original)

Aí, quando você começa a jogar os games da linha principal, nota que as coisas rolam bem diferentes por lá. Eles mesmos são divididos em duas linhas narrativas: a principal e a Mega, que começou a valer a partir de Pokémon X e Y. Na Original, não havia gimmicks e as batalhas ocorriam de forma simples, durando desde a estreia de Red e Green no Japão até o lançamento de Black e White 2. Sua história, aparentemente, segue de forma isolada dos títulos mais novos.

3 – Jogos Pokémon (Linha Mega)

Como dito anteriormente, X e Y abriram uma nova abordagem para o Universo Pokémon nos videogames. A introdução das mega evoluções foi um marco que alterou todo o status da franquia. Quando é explicado que Omega Ruby e Alpha Sapphire são remakes que se passam em uma dimensão diferente, se entende que é por isso que vários gimmicks como a Dynamax, Z-Moves e a inédita Terastal fazem parte de uma realidade onde cada região possui uma individualidade em suas mecânicas e porque isso não acontecia na linha mais antiga.

2 – Especiais animados

A The Pokémon Company pode ter um anime, porém ela divulga também diversos especiais que fazem parte de sua própria narrativa. Twilight Wings, Pokémon Origins, Generations e diversos outros podem até serem inspirados nos videogames assim como os demais materiais, porém contam uma história diferente e, muitas vezes, com personagens que não fazem parte do roteiro original. E assim abre-se o leque para novos arcos serem contados e ampliar a obra.

1 – Filmes

Enquanto os quase 20 primeiros longas do Pokémon eram inspirados no anime, uma mudança brusca veio com “Eu Escolho Você”. A ideia do filme é introduzir um Universo Pokémon inédito, ainda contando com Ash como o protagonista de lá, mas mostrando que sua história foi um pouco diferente da que conhecemos no desenho original. Desde então, o vemos em “O Poder de Todos” e “O Segredo da Selva”, quais se passam em paralelo ao anime. Interessante, para se dizer o mínimo.

Veja mais em Listas!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Monteparnas
Monteparnas
1 ano atrás

Na verdade isso está incorreto. Tem bem mais dimensões que isso.

Fora as referências a outras dimensões nas descrições de diversos pokémon, o jogo informa desde a Segunda Geração (Gold e Silver originais) que as trocas ocorrem em contato com linhas de tempo alternativas, e depois ainda introduz dimensões.

Cada run de um jogo é considerada uma dimensão oficial no multiverso de pokémon.

Além disso, não existe indicação de que as novas mecânicas não existam nos universos pré X/Y, só que não existe acesso a Mega Evoluções em Hoenn neles. Não sabemos o status da Mega em outras regiões de todo jeito, Z-Crystals são raros fora de Alola e tanto Dynamax quanto Terastal só são possíveis em suas respectivas áreas geográficas, já que dependem de fenômenos locais.