The Mandalorian - T3xE8 | Crítica: O Desfecho - Nerdizmo
Nerdizmo

The Mandalorian – T3xE8 | Crítica: O Desfecho

The Mandalorian

Diferente das outras críticas que redigimos aqui e até de nossa própria política, a partir deste ponto nós teremos spoilers de The Mandalorian e do episódio 8, chamado de “O Retorno”. Pedimos a compreensão de vocês leitores e recomendamos que assistam o capítulo antes de continuarem sua leitura.

Após assistir a tudo o que ele tinha a oferecer, decidi que seria muito injusto e até fora da realidade que conversássemos abertamente sem revelar algumas informações que foram divulgadas através dele. Principalmente porque ele não tem nada a expressividade de um “season finale”, mas sim de um “series finale”. Se este é o encerramento ou não, difícil dizer. Porém, sua mensagem de desfecho é extremamente clara e, mesmo deixando portas abertas, não abre uma necessidade de sequências tão cedo assim.

A retomada de Mandalore e a batalha final contra Moff Gideon oferece muitas emoções distintas, mostrando que tanto Dave Filoni quanto Jon Favreau estão confortáveis em botar em perigo até mesmo os personagens centrais da trama em prol da evolução. Não foi uma vez apenas que temi por Din Djarin. E, infelizmente, também tive a mesma sensação sobre o pequeno Grogu. Neste ponto, os dois foram pontuais e mostraram uma coragem ímpar sobre como a missão deveria ser tratada: um combate definitivo.

Finalmente o embate decisivo!

O fim de The Mandalorian ou algo assim

Começando a onda de spoilers aqui, eu realmente gostaria de comentar sobre como um dos pontos mais altos do episódio de The Mandalorian foi prender Grogu em uma sala com soldados da Praetorian Guard. Como vimos, eles assassinaram um guerreiro adulto no fim do episódio anterior, então como que o jovem enjeitado conseguiria escapar disso enquanto o protagonista apanhava igual um saco de pancadas de Moff Gideon?

Apesar da resolução ter sido mais simples do que o esperado, é surreal o efeito que as portas fechando enquanto os guardas correm atrás do pequeno consegue sufocar. Você espera que ele sobreviva, mas também sabe que ele não tem a habilidade necessária para enfrentar aqueles três. Preso em uma sala ainda? Chances muito pequenas para manter o espectador tranquilo, gerando o efeito que tanto fez falta de sensação de perigo na franquia. Você pode até soltar um “mas eles não teriam essa coragem…”, no entanto ficará alerta da mesma forma.

Particularmente dizendo, esta cena e também dos mandalorianos descendo de suas naves para invadirem juntos o QG de Moff Gideon foram o ápice do que podíamos ter esperado deste episódio. Bo-Katan é sim uma excelente líder e até mesmo as habilidades de combate da Armeira foram exploradas aqui, gerando um grande combate digno da franquia Star Wars. Até mesmo o mergulho de Axe Wolves lembra um momento épico dos filmes, dando uma sensação relacionada.

Ninguém sobrevive sem sufoco nesse episódio

No entanto, devo assumir que eu não sou muito fã de finais felizes. Mesmo em meio ao embate e após os seus eventos, The Mandalorian não escondia que depois daquilo não tinha muito para onde seguir. Vimos o fim do grande vilão e também a vitória dos heróis, assim como a bem-sucedida retomada do planeta que nunca deixaram de almejar. Ainda assim, não deixei de buscar por uma pequena ponta solta que ligasse qualquer coisa a uma quarta temporada…sem sucesso, diga-se de passagem.

Podem fazer como vimos em O Livro de Boba Fett, de trazerem Din Djarin em uma aventura separada que se conectará a um novo arco. Porém, se você busca qualquer sinal de que veremos uma sequência, acredite: não acontecerá tão cedo. Não é ruim fecharem portas, porém poderiam ter feito isso deixando uma janela aberta. Podemos ver eles em uma das futuras séries da Disney+. No filme produzido por Dave Filoni, talvez. Quem sabe em uma quarta temporada? São muitas incertezas, o que causará certo impacto.

NÃO!

O aprendiz

Mesmo não gostando da sensação de fim trazida pela série, um dos pontos finalmente deu um nome para a relação entre Din Djarin e Grogu. Ao tentar fazer a Armeira aceitar o pequeno como seu aprendiz, ele recebe a notícia que ele segue pequeno demais para proferir as palavras – logo, não poderá seguir a doutrina. “A não ser que um dos pais permita”, o que gera o movimento de adoção instantânea e transforma Grogu em Din Grogu.

Ele se tornou mais do que um pequeno seguidor e finalmente se tornou o filho do protagonista. Particularmente falando, eu não pediria mais nada além disso para a relação dos dois em The Mandalorian. E a partir disso, ambos partirão em aventuras diversas pela Galáxia enquanto treinam o jovem para se tornar um grande guerreiro no futuro – algo que aguardo ansioso demais para não citar, diga-se de passagem.

Até mesmo o IG-11 acaba sendo reativado e reabilitado, deixando todos felizes no fim e com o coração cheio de esperanças para o futuro. Uma pena terem decidido por um encerramento tranquilo, porque a partir disso não há uma narrativa certa para vermos eles novamente. Assim, legal que Din Grogu está em treinamento e precisará passar por aventuras. Seu pai o levará nisso enquanto trabalha indiretamente para a Nova República.

Quando voltaremos a vê-los?

Só que nós sabemos onde toda essa história vai parar. A Primeira Ordem surgirá, o Supremo Líder Snoke será o arquiteto disso e trará Kylo Ren para o seu lado. Não vimos nenhum destes personagens das séries nos filmes, o que é uma moeda jogada para o ar. Se estão vivos ou não, há 50% de chance. Ainda que vivam uma nova jornada, ela está cada vez mais ligada diretamente ao que tivemos em Star Wars.

Acredito que Ahsoka venha para fechar as portas abertas em The Clone Wars e Rebels, também encerrando o arco daqueles personagens. Talvez mostre um pouco até da relação dela e do filho de seu mestre, Luke Skywalker. Se tivermos sorte, Din Djarin e Din Grogu farão uma ponta. Porém, infelizmente minha crença é que estão tentando levar tudo isso para o futuro longa-metragem de Dave Filoni e até isso acontecer e mostrar sua trama, tudo será incerto.

Todos os episódios da terceira temporada de The Mandalorian já estão disponíveis na plataforma Disney+. Veja mais em Críticas de Séries!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments