Nerdizmo

Superclones: 8 versões diferentes do Superman

Superclones

O Superman é um clássico e é inevitável considerar que só temos o gênero de super-heróis como o conhecemos hoje graças a ele. Também não seria possível que não existissem os “Superclones” de uma figura tão idolatrada há 85 anos, sendo copiado em outras mídias. Atualmente temos diversas versões diferentes espalhadas pelas HQs, animações, seriados e outras obras distintas.

O personagem está interligado de forma profunda na cultura geek, trazendo não apenas um dos ícones mais famosos do planeta, mas um modelo a ser reconhecido por diversos criadores e produtores no futuro. No entanto, isso não impede ninguém de desvirtuar a sua imagem e mostrar como seria se víssemos seres horríveis fazendo uso dos poderes do escoteiro da DC Comics.

8 – Bizarro (DC Comics)

Entre os superclones dessa lista, o Bizarro foi a resposta da própria DC para uma de suas figuras mais poderosas. Ele foi criado em laboratório para confrontar o Superboy, carregando todas as habilidades de Kal-El de forma reversa. Se o Superman tinha raio de visão de calor, ele teria de frio. Assim como o sol, que dá forças para o kriptoniano, tira as forças de Bizarro. Vale notar que há uma realidade alternativa inteira dele, onde podemos ver vários membros da Liga da Justiça e personagens famosos que agem de forma oposta ao que foram criados originalmente.

7 – Ikaris (Os Eternos)

Podemos passar horas argumentando sobre a visão que Chloe Zhao e a Marvel Studios deu para Ikaris no filme Os Eternos, porém é inegável que ele surgiu ali para ser uma contraparte do super-herói mais famoso de todos dentro do MCU. Ele voa, solta raios de calor pelos olhos e tem uma força sobre-humana. Precisa de mais alguma coisa para compará-lo? Claro que sim, no próprio filme há uma criança que o confunde com o Superman, dando a entender que a DC Comics existe também no Universo Cinematográfico Marvel.

6 – Omni-Man (Invencível)

Apesar de ter surgido nas HQs, Invencível se tornou uma grande animação exibida através da Amazon Prime Video. Lá podemos ver Omni-Man, um claro exemplo de Superclones que temos aqui na listagem. Porém, seria uma figura heroica maravilhosa se não escondesse uma grande mentira sobre sua origem e seus objetivos no Planeta Terra. Pense Mark, ele é a versão mais brutal e perigosa desta lista – ainda que tenhamos outros exemplos sinistros vindo por aí.

5 – Brandon Breyer (Brightburn)

Falando em exemplos sinistros, o filme Brightburn mostra claramente como seria a infância de Clark Kent caso ele estivesse tomado pela sede de dominação kriptoniana. O jovem Brandon começa descobrindo suas habilidades, no entanto é controlado por seus instintos alienígenas e logo se torna uma grande ameaça para todos. Sua marca, BB (que pode ser tanto o seu nome quanto o nome de super-herói que usa e dá título ao longa) é feita com a visão de calor, deixando o público ainda mais apreensivo quando a vê arbitrariamente na tela.

4 – Ethan Crane (Supreme)

Ethan Crane não é um alienígena nem mesmo fez parte de uma realidade alternativa, sendo apenas um homem condenado por matar dois assaltantes e oferecido a chance de escapar de lá, fazendo testes secretos pelo governo. Assim conquistou suas habilidades e se tornou um defensor da lei. No entanto, Alan Moore modificou a origem de um dos Superclones mais polêmicos e fez ele apenas ser exposto a um meteorito para receber suas habilidades. Atualmente sua trama é contada pela HQ da Image Comics.

3 – Sheldon Sampson (O Legado de Júpiter)

Também conhecido como “The Utopian”, Sheldon Sampson ganhou destaque tanto nas HQs de O Legado de Júpiter quanto na série da Netflix. Como um herói aposentado, ele já representou todos os ideais que o Superman carrega consigo e também tem todas as suas habilidades consigo. Uma pena que ele tenha um ego tão gigantesco e não admita as falhas que cometa, senão seria um grande exemplo não só para a sociedade, mas também para toda a sua família.

2 – Capitão Pátria (The Boys)

Ganhando uma grande fama e reconhecimento atualmente pela série da Amazon Prime, o Capitão Pátria faz parte d’Os Sete na série e HQs de The Boys. Criado em laboratório e completamente maníaco, ele é do tipo de pessoa que fará de tudo para se tornar amado e querido pelo público – mesmo que isso signifique sacrificar quantas vidas forem preciso. É um dos personagens mais temidos e carismáticos da trama, se tornando um grande ícone para todos os Superclones.

1 – Sentinela (Marvel Comics)

Com os diversos rumores de que o Sentinela virá para o MCU, é impossível não citar o personagem como uma das principais contrapartes ao Superman. Porém, ao contrário de Clark Kent, ele possui diversos problemas psicológicos e até mesmo gerou uma versão maligna de si mesmo para causar o caos em todo o planeta. Ele carrega consigo uma grande parte dos poderes do Superman também, mostrando que aquilo que separa o herói mais famoso do planeta da tragédia é apenas uma parcela de traumas que são carregados pela vida.

Veja mais em Listas Geek!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz
Luiz
9 meses atrás

Faltou o Apolo do Authority, Mr. Majestic do Wildcats, Hyperion da Marvel, que tem origem idêntica ao super, com direito a Kriptonita própria, e claro não podemos esquecer do mortal mais poderoso da terra, o verdadeiro Capitão Marvel, o Shazam.

Vinicius Miguel França dos Anjos
Vinicius Miguel França dos Anjos
9 meses atrás

Falta também o Metroman é Titan de Megamente é outra aversão semelhante ao Superman na marvel o Gladiador,Ultraman é o Lord Superman da própria Dc que são versões más do Superman de outra dimensão.