Nerdizmo

RimWorld | Review: uma obra-prima de narrativas e sobrevivência

Este título garante centenas de horas de diversão facilmente

RimWorld | Review: Uma obra-prima de narrativas e sobrevivência

RimWorld é um daqueles jogos que quando você começa a experienciar, não faz ideia do quanto ele tem de profundidade, apesar de já no começo notarmos que a sua complexidade é extremamente alta.

Leva algum tempo para você pegar o jeito. Mas logo que descobre do que se trata, e como jogar, já dá para perceber que há infinitas horas de diversão dentro deste pequeno game que ocupa apenas alguns MB do seu HD.

Um simulador de sobrevivência, de vida, de catástrofes

Com gráficos bem simples, mas bonitos, este game que levou cinco anos para ser desenvolvido oferece uma mecânica bastante única, apesar de ter uma temática que outros games exploram, como gerenciamento, sobrevivência, construção de bases, etc.

A ideia aqui é que você cuide de alguns colonos que caíram em um planeta longínquo (em um futuro distante) e construa uma colônia para eles viverem da melhor forma possível.

Claro que isso começa com muito sofrimento. Afinal, nas primeiras etapas do game você precisa gerenciar recursos como madeira e alimentação basicamente, para criar estruturas essenciais à sobrevivência: camas, quartos, uma mesa para esquartejar animais e um fogão para cozinhar.

A partir disso, há diversas opções para seguir com a estruturação da sua colônia, e torna-la cada vez mais autossuficiente e poderosa.

Isso, porém, não é uma tarefa fácil.

RimWorld | Review: Uma obra-prima de narrativas e sobrevivência
No centro, área de plantação de batatas, arroz e outros vegetais para consumo próprio, próximo da sala de diversão. Na esquerda alguns quartos, e na direita o hospital da minha colônia.

Existencialismo sob uma narrativa cheia de surpresas

RimWorld não facilita muitos as coisas. Isso significa que ele não é apenas um jogo de construção de base. Há uma profundidade maior ali, pois cada um dos seus colonos tem traços de personalidade. E muitas vezes esses traços dificultam as coisas.

Cada personagem tem uma história de vida, um pano de fundo do que eles eram e o que são.

Você pode, por exemplo, ter um mendigo que é viciado em drogas na sua trupe. Um militar misógino. Um cirurgião astuto e que não dorme muito. Uma chef de cozinha comilão. Ou até um fazendeiro psicótico e piromaníaco.

Cada traço de cada colono aumenta a dificuldade de manter a colônia saudável, pois você precisa lidar com cada um deles.

Além disso, há um narrador a ser selecionado para comandar a história. Há três deles, e cada um tem seus eventos e dificuldade. Eles são responsáveis por gerar eventos aleatórios bons ou ruins. Podem trazer itens em cápsulas de carga, novos colonos, ou enviarem ataques de piratas e espalharem uma doença paralisante muscular nos seus colonos por exemplo.

Algumas pessoas exigem quartos exuberantes, outros são nudistas e ficam tristes se ficarem vestidos. Outros são assombrosamente feios, psicopatas ou têm uma força de ferro. Cada elemento adiciona uma pitada de administração a mais para sua base, e isso vai tornando este game cada vez mais cativante.

Inúmeros caminhos e opções para seguir e um novo mundo para descobrir

Este game permite que você selecione a maneira que quer desenvolver a sua colônia. Você pode tanto se tornar uma potência militar e subjugar outros povos, invadindo suas colônias, fazer prisioneiros e recrutar para sua trupe, como se tornar um representante comercial e amigável.

O game permite a construção de dezenas de objetos, sendo que muitos deles vão se tornando disponíveis através de pesquisa. Sua colônia, por exemplo, pode se tornar lucrativa depois que você descobre como produzir cerveja e passar a vender para outras colônias, já que é um artigo com preço alto.

RimWorld | Review: Uma obra-prima de narrativas e sobrevivência
A cervejaria da minha colônia, que garante produção para consumo próprio dos colonos, assim como para o comércio com outras facções.

Dá para plantar diversos tipos de verduras, frutas, árvores, dois tipos de tecidos, raízes de cura e até mesmo folhas de fumo ou produzir drogas. Tanto para o uso de seus colonos quanto para a venda.

Também é possível criar diversos tipos de animais, seja para coletar a lã e produzir roupas, ou simplesmente fazer com que eles reproduzam para depois abater e usar a carne como alimento. Sem falar nos ovos de galinhas e leite de vaca, por exemplo, que também serve para alimentar os seus colonos.

A ideia é criar uma colônia automatizada, com uma alta taxa de produtividade, e as tecnologias cada vez mais vão sendo descobertas e avançam. Até o momento que você consegue medicamentos poderosos para curar doenças graves, ou até mesmo construir próteses cibernéticas (pernas, pulmões, estômago, corações) para seus colonos doentes.

Como “missão final”, RimWorld oferece também a possibilidade de criar uma nave para dar o fora daquele planeta. Exige muito tempo e muita dedicação. Com alguns itens raros que você encontra por meio de exploração e jornadas, muita pesquisa e muitos recursos, dá para atingir este objetivo e “terminar” o game.

Mas há quem simplesmente queira desenvolver sua colônia se manter no game para sempre. E acompanhar a vida desses colonos que começaram sem nada, e agora têm uma vida boa para degustar neste novo planeta.

Foco na cozinha, onde são produzidos todas as refeições, inclusive rações para animais. Na parte direita, a geladeira, que mantém tudo congelado a -19°C para evitar que os alimentos estraguem.

RimWorld é sem dúvidas o melhor game de simulador de colônias já feito

Uma obra-prima dos games independentes, este título garante centenas de horas de diversão facilmente, que roda em qualquer tipo de computador praticamente, devido a sua simplicidade gráfica.

E como se não bastasse o jogo base, se você se cansar dele (o que é praticamente impossível para quem gosta do gênero), há diversos MODs que transformam a experiência em algo totalmente novo.

##

Onde encontrar: Steam.

Veja mais sobre games!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments