Pokémon e todas mecânicas inclusas pelas gerações - Nerdizmo
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Pokémon e todas mecânicas inclusas pelas gerações

Pokémon

Com a aproximação de Pokémon Scarlet & Violet, a nona geração da jornada dos monstros de bolso, uma nova mecânica foi revelada ao público: Terastal. Sendo possível cristalizar as criaturas e até alterar o seu tipo, isso mudará bastante o cenário competitivo e trará um abalo em toda a comunidade. Porém, não foi a única que fez isso ao longo dos anos.

Desde a primeira sequência dos jogos originais, Gold & Silver, várias coisas começaram a ser incluídas para que a experiência não seja “mais do mesmo”. Então, decidimos listar todas aqui para que acompanhe a evolução dos combates e criação ao longo dos anos e possa aproveitar a novidade com uma mente mais aberta. Que tal começarmos o treinamento desde já?

Pokémon Gold & Silver: Breeding

A segunda geração inovou bastante todos os elementos apresentados nos games originais e trouxe uma mecânica inédita de dividir os Pokémon por seu sexo e adicionar o recurso breeding. Nele não era possível apenas dar vida a um novo monstrinho, mas também fazer ele nascer com movimentos carregados por seus pais e isso abriu um precedente enorme para novas combinações de ataques. Até hoje existem vários golpes que eles aprendem apenas por breeding e isso pode mudar bastante coisa em um combate no competitivo.

Ruby & Sapphire: Abilities

Apesar de breeding revolucionar os jogos, foram nas Abilities que realmente sacudiram a forma de jogar. Cada criatura possui uma, tornando os combates em algo ainda mais estratégico do que devia ser. Pikachu, por exemplo, carrega consigo Static e qualquer movimento físico que sofra tem a possibilidade de paralisar o oponente. Slaking tem um poder absurdo de ataque, mas tem sempre de descansar por uma rodada. Alguns possuem Abilities secretas e acertá-las no meio de uma batalha é um tiro no escuro para cada treinador.

Ruby & Sapphire: Batalhas em Duplas

Não satisfeita em mudar as coisas apenas com as Abilities, a The Pokémon Company também quis abalar o cenário colocando mais de um monstrinho batalhando. Com a inclusão de combates em dupla, não tínhamos mais como se preocupar apenas com uma das criaturas, mas duas atacando e se defendendo no meio do combate. Há movimentos que atacam ambos ou até mesmo a sua própria dupla e você tinha de tomar bastante cuidado para não acabar com sua própria estratégia. Até hoje se mantém, sendo um elemento utilizado com frequência pela franquia.

Pokémon Diamond & Pearl: Físico e Especial

Quando Pokémon chegou ao Nintendo DS, decidiram finalmente separar dois atributos que andavam em conjunto desde os primeiros jogos: dividir os movimentos em físicos e especiais. Antes funcionava assim, todos os golpes do tipo Água eram “Especial”. Isso desfavorecia Gyarados, cujo atributo Attack era bem mais perigoso. O tipo Lutador sempre foi físico, mas com a alteração pudemos ter a adição de movimentos como “Aura Sphere” que pode explorar alternativas melhores para monstros como o Lucario. E, de longe, foi uma das mecânicas mais bem-vindas e que até hoje é levada em consideração para escolher o moveset de seus bichinhos.

Black & White: Batalhas em trio

Ainda que tenha caído em desuso, a Game Freak queria trazer mais bagunça para o jogo e incluiu na quinta geração as batalhas em trios. Diferente do que ocorre em duplas, aqui temos que levar em consideração o combo de movimentos em conjunto e a distância que há entre os monstros para que as coisas funcionassem bem. Não adiantava nada você ter algum que fosse superefetivo se estivesse longe demais do outro para atacar, por exemplo. Apesar dos títulos explorarem bem isso, acabou nem saindo do lugar e hoje em dia nem temos mais o recurso disponível.

Pokémon X & Y: Mega Evoluções

Chegamos no elemento mais querido dos fãs e que, até hoje, é reclamado de volta: as Mega Evoluções. Trazendo um pouco do que é Digimon, nela os monstros de bolso podem atingir um nível acima de evolução no meio da batalha e ultrapassar seus próprios limites. Além de mudarem de aparência, eles podem até mudar de tipo e isso funcionava bastante para dar um gás em Pokémon que não eram muito utilizados como Banette, Ampharos, Lopunny, Pinsir, Slowbro, Mawile e diversos outros. Podemos afirmar que revolucionou bastante e dá dor de cabeça até os dias atuais para a Game Freak, que não conseguiu criar nada que fosse tão amado pelo público.

X & Y: Hordas

Na mesma geração, a companhia também trouxe as batalhas em hordas para o cenário. Assim como os combates em trio, acabaram não sobrevivendo ao teste do tempo, mas eram bem interessantes. Nela você acabava encarando até cinco monstros ao mesmo tempo e geralmente isso vinha com alguma pegadinha para você abusar de sua estratégia. Seja uma criatura rara no meio de vários que era atacada pelas demais ou até criaturas chatas que te obrigavam a fazer movimentos diferentes para vencer tiveram uma boa aceitação, mas não acabou chegando nos games seguintes.

Sun & Moon: Z-Moves

Tentando mudar tudo, a The Pokémon Company quis balançar as coisas em Pokémon Sun & Moon. Além de tirar os ginásios por completo, ela incluiu uma mecânica chamada Z-Move. Nela os jogadores podiam incluir um golpe especial, funcionando como algo impressionante no meio dos combates e podendo ser adicionado a qualquer monstro de bolso. Distinto por tipos e por alguns singulares para criaturas especificas, até carregou uma boa aceitação, mas também morreu na praia em sua própria geração por ser um elemento particular de Alola.

Pokémon Sword & Shield: Dynamax e Gigantamax

Assim como Alola tinha suas próprias singularidades, Galar também teve uma desculpa regional para incluir uma novidade. Nela vimos o Dynamax e Gigantamax, onde encaramos Pokémon gigantes no meio do combate. Em uma, eles só crescem e conquistam resistência/poder maior para batalharem melhor com uma performance de “Z-Moves”. Em outras, até mudam de forma como nas “Mega Evoluções”. Porém, não conquistou os jogadores por justamente pedirem os recursos originais de volta e não algo diferente que replicassem eles. Pelo visto foram ouvidos, já que na nona isso não retornará.

Pokémon Sword & Shield: Batalhas Max Raid

Mesmo que o Dynamax e Gigantamax não retornem, as batalhas em Raid retornarão em grande estilo para a próxima geração. Nela nos unimos a outros três treinadores para um grupo investir unido contra o mesmo Pokémon que está em situação de vantagem de poder. No caso de Sword & Shield, é por estarem em sua formas gigantescas. Por enquanto é a única forma cooperativa dos títulos e foi bem recebida pelo público que caçava as criaturinhas pela Wild Area.

Scarlet & Violet: Terastal

A novidade dos próximos games de Pokémon é o Terastal, capaz de cristalizar os monstros e potencializar seus movimentos. Não apenas isso, mas elas podem ser encontradas em formatos raros e alterar até mesmo o tipo deles e mudar um pouco a sua estratégia de combate. Como explicado no trailer atual, podemos ver um Eevee de Água e até Grama, ou um Pikachu do tipo Voador. Ou seja, você entrará nas batalhas mais cego do que um Zubat no Mt.Moon. Pode ser interessante ou um fracasso total, mas só descobriremos em 18 de novembro de 2022.

Veja mais em Lista de Games!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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