Nerdizmo

Pesquisadores revelam AiSee, um olho com Inteligência Artificial para deficientes visuais

Pesquisadores revelam AiSee, um olho com Inteligência Artificial para deficientes visuais

Pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura (NUS) apresentam AiSee, um olho artificial impulsionado por inteligência artificial para auxiliar deficientes visuais a perceberem objetos ao seu redor.

A operação do dispositivo é simples: basta posicionar um objeto diante de sua câmera embutida para que a inteligência artificial possa analisar os dados.

O funcionamento básico envolve a interação entre uma microcâmera e o componente de software do AiSee, conhecido como “computador do mecanismo de visão”, que extrai informações relevantes das imagens capturadas, como texto, logotipos e etiquetas.

Posteriormente, algoritmos avançados de inteligência artificial, hospedados em nuvem, processam e interpretam as imagens para identificar os objetos em questão.

A identificação dos objetos é então convertida em áudio através de tecnologia de reconhecimento de texto para fala e vice-versa, alimentada por um extenso modelo de linguagem.

As informações resultantes são transmitidas ao usuário por meio de fones de ouvido de condução óssea.

“Atualmente, pessoas com deficiência visual em Singapura não têm acesso a tecnologia de inteligência artificial assistiva desse nível de sofisticação. Portanto, acreditamos que o AiSee tem o potencial de capacitar pessoas com deficiência visual a realizar tarefas de forma independente que atualmente requerem assistência. Nosso próximo passo é tornar o AiSee acessível e acessível às massas. Para alcançar isso, estamos fazendo melhorias adicionais, incluindo um design mais ergonômico e uma unidade de processamento mais rápida”, disse Suranga Nanayakkara, professor associado da NUS.

AiSee, o olho com IA

Veja mais sobre tecnologia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments