Nerdizmo

PES 2021 | Review: realismo e melhorias no gameplay

O novo game de futebol da Konami chega como uma atualização. Mas será que está melhor?

PES 2021 traz realismo e melhorias no gameplay

PES 2021 é o novo jogo da Konami de futebol, que segue a clássica franquia conhecida no Brasil como “Winning Eleven”, na época do primeiro PlayStation. Desta vez, porém, a empresa japonesa resolveu lançar o game como uma atualização, e não como um título inteiro e novo.

Em especial, porque eles pretendem focar o desenvolvimento para o PES 2022, a ser lançado para a próxima geração de consoles, o Xbox Series e PlayStation 5, no final de 2021.

Ao menos, eles foram sinceros, diferente dos concorrentes da EA, que realizam pouquíssimas melhorias ano a ano e faz um marketing enorme para lançar o próximo FIFA como um novo jogo.

Mas e aí, será que o novo PES vale a pena mesmo sendo uma atualização do game lançado no ano passado?

Mudou alguma coisa no PES 2021?

A resposta para esta pergunta é sim. Logo de cara, você percebe algumas mudanças no jogo em relação ao título anterior. Principalmente na jogabilidade.

Tudo está um pouco mais fluído e mais rápido, apesar de PES ser conhecido por ser um game mais lento e, portanto, mais realista no quesito simulador de futebol – ao menos nos últimos anos.

Nesta versão, vemos passes mais precisos, jogadores com dribles mais rápidos e astutos, e um estilo de jogo que traz menos “travadas” e mais bola rolando. Além disso, a física das colisões dos jogadores também foi aprimorada, e a tendência a faltas infundadas é menor.

A mecânica do game tornou também mais importante a atenção na defesa. Como os personagens não têm mais tanta assistência controlada pelo computador (IA), o jogador precisa definir bem como posicionar e quando ter o timing para tentar tirar a bola do adversário. Isso tornou o jogo um pouco mais difícil, pois uma falta de atenção ali, e você tirou o seu zagueiro da vista do atacante. E pronto, tomou um gol.

O modo que a bola rola, com sua física, está bem legal também. Assim como os chutes e movimentação dos personagens para tocar ou realizar jogadas categóricas. Messi, por exemplo, faz o seu gol característico dando um pequeno toque de três dedos na bola para o canto do gol.

Os goleiros também fazem defesas muito boas e realistas. Quanto melhor o goleiro, maior a capacidade dele de fechar o gol e não tomar gols bobos.

Graficamente falando, PES 2021 é excelente. Os rostos dos jogadores seguem com realismo e inclusive retratam muito bem jogadores do campeonato brasileiro, além dos jogadores do resto do mundo.

Outra vantagem para nós brasileiros é que a Konami tem dado atenção para o país, e procura inserir estádios e times licenciados no jogo.

Além disso, há também o conteúdo UEFA euro 2020 para os jogadores curtirem a liga europeia.

O destaque continua: A Liga Master

A Liga Master é talvez o modo mais divertido de PES, ao menos na minha opinião. Desde a época do Winning Eleven é muito legal comandar o time com um técnico, contratar jogadores, vender, e seguir rumo ao estrelato.

Desta vez, há adição de novos técnicos para jogar neste modo: Pep Guardiola, Frank Lampard e Ryan Giggs. Junto dos que já existiam: Zico, Romário, Bebeto, Roberto Carlos, Johan Cruyff, Diego Maradona, Ruud Gullit e Lothar Mathäus.

Neste modo, o jogador controla um dos técnicos e seleciona um time pronto ou novo para dar início a uma carreira. E precisa vencer campeonatos, ligas, gerenciar o time para obter sucesso. É muito legal poder negociar jogadores, acompanhar o progresso dos juniores, criar grandes estrelas do futebol e progredir com o time.

Alguns problemas ainda persistem

Mesmo com um gameplay mais polido, alguns problemas que o PES 2020 apresentava ainda persistem. Como é o caso da arbitragem.

O juiz frequentemente pode marcar faltas errado. Em lances que você atingiu apenas a bola e desarmou o oponente, por exemplo, ou simplesmente ao não expulsar e nem dar cartões para os jogadores que cometeram faltas grosseiras (como o carrinho por trás).

Outro fato é que, apesar da narração de Milton Leite com comentários de Mauro Beting serem excelentes, às vezes as frases são descabidas e não tem um timing interessante de acordo com a jogada no game. Um problema recorrente e até compreensível, levando em conta que é bem difícil especificar cada jogada com os comentários em qualquer jogo de futebol.

A conclusão

Para concluir, PES 2021 é um jogo sólido de futebol. E, por incrível que pareça, ele se tornou um game mais realista e de simulação do que o concorrente, o FIFA, que se tornou mais “arcade” e irreal – portanto, mais rápido e tunado.

Se você espera movimentações mais realistas e futebol de verdade em um game, este jogo se aproxima mais da realidade, entrega conteúdos interessantes, com narração muito boa, e uma parte gráfica excelente.

Veja mais sobre games!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar