Nerdizmo

Os Mundos LEGO Afrofuturistas de Ekow Nimako

Artista usa peças da cor preta para registrar a sua marca

Os Mundos LEGO Afrofuturistas de Ekow Nimako

Ekow Nimako é um artista que vive em Toronto e cria Mundos LEGO Afrofuturistas que são de cair o queixo.

Ele varia de estruturas figurativas em tamanho real até paisagens extensas que retratam grandes metrópoles. O artista “explora a interseção de tecnologia e raça para visualizar um futuro poderoso para a diáspora africana” por meio de esperança e força.

Cada detalhe do mundo dele é feito minuciosamente, e podemos ver que o uso de peças pretas compõem uma visão futurista e interessante da cidade elaborada por sua criatividade.

A série dele continua com o “Building Black”, uma coleção expansiva que inclui máscaras fantásticas inspiradas na tradição da África Ocidental e personagens mitológicos que se baseiam no folclore e nos provérbios.

Outra vertente é uma escultura ampla e arquitetônica que se expande por 9 metros quadrados. A obra de 2019 é intitulada “Kumbi Saleh 3020 CE”, uma referência à capital do antigo Império de Gana que, segundo se acredita, continha uma mesquita, uma praça central e várias paredes de circuito.

“Todos nós somos a prova viva de nossos ancestrais, de toda sua alegria, amor, conhecimento e dor. Eles vivem em nosso DNA ”, diz o artista canadense-ganense. “Esteticamente, gosto de pegar elementos de eras passadas e criar paisagens futuristas, particularmente de utopias africanas para imaginar uma existência libertada para todos nós.”

“Minha prática artística se desenvolveu quando eu tinha quatro anos de idade, pois sempre dizia a eu mesmo que quero fazer isso (brincar com LEGO) para sempre, e às vezes parece que meu eu futuro se comunicava com meu eu anterior, astralmente, para garantir isso um destino muito específico se manifestou ”, diz ele, lembrando que os blocos de plástico permaneceram fixos em sua vida pessoal e profissional desde que se tornou pai.

Hoje, Nimako trabalha exclusivamente com LEGO na cor preta, uma escolha criada para distanciar sua prática da marca icônica.

“Minha distinção era que eu queria fazer obras de arte cujo meio fosse secundário”, ele compartilha. “A forma e o conteúdo, a personificação da vida, sempre vêm em primeiro lugar com meu trabalho.”

Veja as obras dele abaixo. Veja mais da arte dele no Instagram.

Mundos LEGO Afrofuturistas

Veja mais sobre LEGO!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
LEGOMundo Geek
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar