Nerdizmo

O Wikipedia pede ajuda para reconstruir digitalmente o conteúdo do Museu Nacional

Créditos: Carl de Souza

A iniciativa do Wikipedia deseja reconstruir digitalmente o conteúdo do Museu Nacional, que no dia 2 de setembro de 2018 teve mais de 20 milhões de artefatos queimados durante um incêndio.

Fundando em 1818 por Dom João VI, o museu abrigava o 5º maior acervo do mundo, que incluía materiais raros. Entre eles, fósseis de dinossauros, artefatos pré-colombianos, documentos de línguas indígenas, múmias e Luzia, o fóssil humano mais antigo do Brasil, que tinha 12 mil anos.

O incêndio foi causado por uma série de descasos e desvios de verbas que o museu, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, já vinha sofrendo na última década, que deixaram o prédio com infraestruturas em ruínas. Desde 2013 o museu acumulava cortes de orçamento pelo governo. O local não possuía alvará de bombeiros e os hidrantes da região não tinham água para conter o incêndio.

A perda irreparável que sofreram os longos anos de pesquisas científicas, a história e cultura não apenas nacional, mas mundial, mobilizou o mundo todo.

O governo alemão chegou a oferecer 1 milhão de euros para reconstruir o prédio, o qual agora nada mais possui ali dentro a não ser o meteorito Bendengó. Não que reergue-lo irá reparar todos os danos que os milhares de anos de história da civilização sofreram, nem apagar a vergonha do descaso com a cultura.

No entanto, novas tecnologias estão sendo usadas a favor de recuperar uma parte do material que ali descansava há 200 anos.

Um grupo de empresários e pesquisadores do setor de realidade virtual se mobilizou para recriar, digitalmente, em 360 graus, o ambiente e acervo do museu.

Agora é a vez do Wikipedia lançar uma iniciativa.

O Wikipedia quer reconstruir digitalmente o conteúdo do Museu Nacional

A enciclopédia online pede a todos que já visitaram o local e tenham fotografias do local, que compartilhem as imagens no Wikimedia.

“Nós estamos pedindo para as pessoas de todos os lugres para se juntarem nesse esforço e ajudarmos o mundo a se recuperar dessa tragédia coletiva”, disse Katherine Maher, diretora da Wikimedia Foundation.

Se você tem alguma fotografia para ajudar nesse esforço global, acesse o Wikimedia e compartilhe seu conteúdo. Basta clicar neste link, fazer upload da imagem, descrever o artefato fotografado e enviar.

Ou você pode acessar a galeria e conferir o que abrigava o Museu Nacional. Veja algumas imagens que já foram postadas no Wikimedia.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
ArteSociedade
Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar Casas na caverna estilo toca de Hobbit 5 lições que aprendemos com o Professor Polvo Star Wars: the Bad Batch ganha pôster