Nerdizmo

O toque original da Nokia vem de ‘Grand Vals’ do músico espanhol Francisco Tárrega

O clássico toque do celular

O toque original da Nokia vem de ‘Grand Vals’ do músico espanhol Francisco Tárrega

Lembra do toque original da Nokia? Provavelmente sim. A canção “Grand Vals” do músico espanhol Francisco Tárrega pode soar familiar.

Esta peça musical foi composta em 1902 pelo guitarrista clássico e associada à corporação finlandesa desde os anos 1990.

“Grand Vals” é oficialmente o primeiro toque musical identificável em um telefone celular, e a Nokia escolheu um trecho para ser usado como seu toque padrão. Escrita na tonalidade de Lá maior, inicialmente foi lançada como monofônica, mas eventualmente foi substituída por versões polifônicas e de áudio. Esta melodia fez sua primeira aparição no Nokia 2110, lançado em 1994, sob o nome de toque ‘Type 7’. Isso significa que era apenas um dos toques padrão.

Para aqueles que possuíam alguns dos dispositivos Nokia mais recentes, vocês saberão que a melodia foi atualizada várias vezes, sendo a primeira versão polifônica em MIDI criada pelo compositor Ian Livingstone.

Essa versão podia ser encontrada nos modelos Nokia 8877 e Nokia 8887, ambos lançados em 2001 exclusivamente na Coreia do Sul.

O Nokia 9500 Communicator em 2004 foi o primeiro dispositivo a usar uma versão gravada em piano real, enquanto a versão baseada em guitarra pode ser ouvida no Nokia N78 de 2008.

Ouça a música no vídeo abaixo.

A música do toque original da Nokia

Veja mais sobre tecnologia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments