O crescimento do cinema brasileiro - Nerdizmo
Nerdizmo

O crescimento do cinema brasileiro

Mesmo com todas as dificuldades que enfrenta, tem crescido e se fortalecido cada vez mais.

O crescimento do cinema brasileiro

Vários relatórios apontaram melhorias para o cinema brasileiro, as produções nacionais cresceram mais de 25% em 2018, e esse é um crescimento que tem se repetido na última década, tendo uma leve recaída durante os anos de 2015 e de 2017, devido aos diferentes períodos de profunda crise política e econômica que o Brasil enfrentou.

Esses números revelam que o cinema brasileiro mesmo que com todas as dificuldades que enfrenta tem crescido e se fortalecido cada vez mais.

O cinema brasileiro apreciado nas telonas

Hoje é muito mais comum ver brasileiros indo ao cinema para assistirem produções totalmente nacionais, dando destaques para alguns filmes mais recentes tal como: Minha Mãe é Uma Peça, o qual foi baseado em uma peça de teatro e conta com dois longas e o internacionalmente famoso Tropa de Elite, o qual está disponível no Netflix. Esses dois filmes foram sucessos de bilheteira, batendo recordes.

Em 2018, 161 milhões de pessoas frequentaram salas de exibição de cinema no Brasil, sendo que quase 24 milhões delas foram assistir filmes brasileiros. Há essa diferença, pois os filmes brasileiros sofrem principalmente com a grande competição dos filmes de Hollywood, sendo que quem se destaca no Brasil é a distribuidora Disney. O ano de 2018 foi do filme “Vingadores: Guerra Infinita”, o qual foi o mais assistido.

O Distrito Federal tem a melhor relação habitantes por salas de cinemas – 33.803 pessoas para uma sala, o estado que mais levou público para os cinemas é o do Rio de Janeiro, e o estado com mais salas de cinema é o de São Paulo. Ou seja, isso revela que ainda há um hiato entre o sul e o norte do Brasil, o qual precisa ser trabalhado.

Em paralelo é preciso também falar da importância dos serviços de “streaming” tal como o Netflix, citado acima e a Amazon Prime, ambos dão várias oportunidades para que os países criem produções nacionais e o Brasil também entrou nessa onda. Foi apontado que até o ano de 2020 terão 30 produções brasileiras disponíveis na plataforma.

A empresa americana está fazendo parcerias com os próprios atores e celebridades brasileiras, entre elas: Danilo Mesquita, Giovana Lancellotti, Larissa Manoela e Maisa Silva e Fábio Porchat. Maisa Silva já foi confirmada para três produções, assim como Fábio Porchat. Vale ressaltar que a Maisa Silva é considerada o nome mais importante no mundo dos adolescentes, mostrando que a empresa está em busca de um retorno altamente lucrativo para as produções que a atriz vai protagonizar.

O Netflix  conta com três séries brasileiras no seu catálogo no momento: “Samantha!”, a qual terá uma segunda temporada, “O Mecanismo”, a qual também terá uma segunda temporada e “3%”, voltando para uma terceira temporada. Essa também foi apontada como uma das séries de mais sucesso sem ser em língua inglesa. 

E vai criar mais 5 séries: “Futebol”, contando a história de dois jogadores na categoria júnior do maior time brasileiro, “O Escolhido”, “Sintonia”, “Irmandade” e “Ninguém Tá Olhando” sobre essas quatro últimas ainda não há muitas informações em relação a trama, mas sabe-se que grandes nomes do entretenimento brasileiros vão estar tanto nas telas como nos bastidores.

Veja mais sobre cinema e TV!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cinema
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments