Música para os Olhos: Osesp transforma música clássica em quadros - Nerdizmo
Nerdizmo

Música para os Olhos: Osesp transforma música clássica em quadros

Trechos de célebres composições são transformados em desenhos abstratos por meio da captação de movimentos da batuta

Música para os olhos: Osesp transforma música clássica em quadros

“Música para os Olhos” é um projeto da Orquestra Sinfônica de São Paulo, a Osesp, que transforma música clássica em quadros.

Música para os olhos: Osesp transforma música clássica em quadros

Trechos de célebres composições são transformados em desenhos abstratos por meio da captação de movimentos da batuta da regente Marin Alsop, a primeira mulher a assumir o cargo de regente titular da Osesp.

O mapeamento dos movimentos é feito por um giroscópio e um acelerômetro instalados via Bluetooth na ponta da batuta, que se comunicam com um software com 13 mil linhas de programação.

A inteligência de dados do software decodifica os diferentes tipos de gestos feitos durante a regência da orquestra, dos mais leves aos mais enérgicos, dando vida às linhas abstratas dos quadros.

Os quadros que oferecem uma visão sobre a complexidade da música clássica estão apresentados na exposição “Música para os Olhos”, uma experiência sinestésica que também explora como as manifestações artísticas podem ser viabilizadas pela tecnologia.

A experiência tecnológica foi criada pela Talent Marcel, agência publicitária da Osesp, em parceria com a orquestra, como parte da despedida da regente Marin Alsop e para celebrar os vinte anos da Sala São Paulo, uma das mais conceituadas salas de concerto do Brasil.

 “O papel do maestro é ser o mensageiro do compositor e trazer aquela narrativa para a orquestra e, por meio dos músicos, para a plateia. A ideia do Música para os Olhos é capturar a energia de uma performance e materializá-la em quadros para que as pessoas possam absorvê-la de uma forma diferente”, explica a regente.

O espectador poderá ver trechos das seguintes composições:

BEETHOVEN | Sinfonia No. 5: I. Allegro con brio

DEBUSSY | Prélude à l’après-midi d’un Faune

MAHLER | Sinfonia nº 5: IV. Adagietto

MOZART | Sinfonia nº 40: I. Molto allegro

STRAUSS | Ein Heldenleben

STRAVINSKY | A Sagração da Primavera: The Augurs of Spring

TCHAIKOVSKY | Sinfonia nº 4: I Andante Sostenuto – Moderato con Anima

TCHAIKOVSKY | Sinfonia nº 5: I. Andante – Allegro con Anima

RAVEL | Bolero

SCHUMANN | Sinfonia nº 2

STRAUSS JR. | O Danúbio Azul

WAGNER | A Cavalgada das Valquírias

“Música para os Olhos” estará em exibição até 8 de junho no hall principal da Sala São Paulo, localizada na Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, em São Paulo.

Após o período de exposição, as obras serão leiloadas em prol de atividades pedagógicas e artísticas da orquestra e seus grupos.

“Obras musicais que se transformam em quadros, que viram uma exposição, que se desdobram em produtos, que agregam e criam valor. Uma ação que só foi possível porque juntamos a inspiração de Marin Alsop com a exatidão da tecnologia”, diz Rodrigo Lugato, Diretor de Criação da Talent Marcel.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Arte
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments