Lua azul: como tirar uma boa foto da lua com seu celular ou câmera - Nerdizmo
Nerdizmo

Lua azul: como tirar uma boa foto da lua com seu celular ou câmera

A editora de fotos do Guardian Australia, Carly Earl, explica o que fazer e o que não fazer ao fotografar a lua cheia super

A lua azul, ou superlua azul, está prestes a aparecer nos céus, muitas pessoas pegarão seus telefones celulares para tentar tirar uma foto digna do Instagram, mas infelizmente tirar uma ótima foto da lua cheia é realmente desafiador.

Duas razões: é muito longe e, a menos que você tenha uma lente telefoto (que faz a lua parecer mais próxima do que é), ela sempre aparecerá como um pequeno ponto brilhante.

Em segundo lugar, fotografar à noite é muito difícil. As câmeras profissionais permitem que você altere o ISO ou a sua classificação de sensibilidade, o que significa que você pode fotografar em situações de pouca luz sem perder a qualidade da imagem.

Fica a dúvida: Dá para usar a câmera de smartphone?

Dá para usar, mas a sugestão é baixar um aplicativo e fotografar a lua através dele em vez de usar a câmera do iPhone ou Android. Alguns aplicativos permitem que você aumente sua classificação de sensibilidade, permitindo que você fotografe em baixa luminosidade.

“Eu sugiro garantir que haja outro elemento na imagem – então, capturando a lua enquanto ela passa, digamos, por uma bela ponte ou uma montanha. Isso permite que o espectador tenha uma perspectiva sobre o tamanho da lua e também cria uma imagem mais interessante”, diz Carly Earl, editora de fotos do The Guardian na Austrália.

Mas mesmo com esses aplicativos, você pode ficar um pouco desapontado com o resultado.

Para tirar uma imagem incrível da lua, você realmente precisa de uma lente telefoto ou zoom – quanto mais longa, melhor. Além de uma câmera profissional e um tripé, usar também um disparador remoto ou o timer de atraso de dois segundos para liberar o obturador. Isso evita o tremor da câmera ao pressionar o botão. Isso permite não só aumentar o tamanho da lua no quadro, mas também obter todos os detalhes dentro dela, mantendo a imagem o mais nítida possível.

Suas configurações irão mudar dependendo da qualidade da câmera que você está usando. Mas você quer que seu ISO seja definido como 100, o que mantém a qualidade da imagem no máximo. Defina o tamanho do arquivo como Raw – isso permite o maior tamanho de arquivo que sua câmera possui.

A abertura não é tão importante ao fotografar a lua, então use em f8.

A que horas ocorre o evento da Lua azul no Brasil?

Para observar o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento especial: só olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, às 18h45 em São Paulo.

O melhor lugar para ver, no entanto, será no sul, região de Porto Alegre, que terá céu limpo e favorável. Campinas, Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís. Belém, Manaus, estará ligeiramente desfavorável, por estar com céu parcialmente nublado.

Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Campo Grande, Goiânia pode apresentar dificuldades maiores, devido às chuvas e nuvens.

De acordo com o Observatório Nacional, o horário exato em que a Lua vai atingir seu brilho máximo vai diferir de acordo com o fuso horário: ele será às 22h35 no horário de Brasília.

Veja mais sobre fotografia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
ArteFotografia
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments