Nerdizmo

Jovem de 25 anos cria barcaça solar para limpar rios

Quando ele tinha 16 anos, mergulhou na Grécia e notou uma quantidade incrível de plástico na água

Jovem de 25 anos cria barcaça solar para limpar rios

O inventor Boyan Slat , de apenas 25 anos, criou uma barcaça solar para limpar rios que pode ajudar a eliminar o lixo do nosso planeta.

Quando ele tinha 16 anos, mergulhou na Grécia e notou uma quantidade incrível de plástico na água. Isso o inspirou a iniciar uma jornada ambiental, e ele fundou a The Ocean Cleanup dois anos depois – uma organização sem fins lucrativos de engenharia que desenvolve soluções para limpar plástico dos oceanos.

Agora, Slat revelou recentemente sua mais recente invenção – uma barcaça movida a energia solar que ajudará a limpar rios para impedir que o plástico chegue aos oceanos.

Depois de realizar pesquisas, ele descobriu que os mil rios em todo o mundo produzem cerca de 80% do lixo plástico que eventualmente acaba nos oceanos.

Esta barcaça é chamada de Interceptor e funciona sugando os detritos dos rios para lixeiras enormes, para depois levar tudo a um local de reciclagem. Uma única barcaça dessas pode coletar até 110 toneladas de lixo que iriam para os oceanos.

Boyan espera que até 2025, os Interceptores sejam implantados em todos os rios mais poluentes do mundo. Atualmente, a The Ocean Cleanup está trabalhando na limpeza do rio Klang em Kuala Lumpur, na Malásia, e do dreno de Cengkareng em Jacarta, na Indonésia.

Outro projeto que a Ocean Cleanup vem desenvolvendo nos últimos anos é um sistema flutuante que ajudaria a limpar o “Grande Trecho de Lixo do Pacífico”.

“Nossa equipe permaneceu firme em sua determinação em resolver imensos desafios técnicos para chegar a esse ponto”, disse o jovem inventor. “Embora ainda tenhamos muito mais trabalho a fazer, sou eternamente grato pelo comprometimento e dedicação da equipe à missão e espero continuar com a próxima fase de desenvolvimento”.

O dispositivo usa correntes oceânicas para coletar os resíduos flutuantes.

Se for bem-sucedido, o dispositivo de limpeza flutuante poderá limpar metade do trecho em apenas 5 anos.

Veja mais sobre natureza e tecnologia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
NaturezaTecnologia