Nerdizmo

Homem descobre fotografias históricas de sufragistas no sótão de casa

Homem descobre fotografias históricas de sufragistas no sótão de casa-capa

No sótão de seu apartamento na cidade de Geneva, em Nova York, o advogado David J. Whitcomb descobriu fotografias históricas de sufragistas em um estúdio oculto.

David havia comprado o prédio há pouco tempo para expandir seu escritório jurídico. Enquanto consertava o teto do andar superior, descobriu uma superfície falsa sob a qual havia um alçapão que levava a um sótão.

Ali, ele descobriu itens que datam do final do século 19 e início do século 20. Entre eles, os retratos das primeiras mulheres do movimento sufragista, incluindo Susan B. Anthony, que liderou a luta pelos direitos das mulheres por décadas.

“A primeira coisa que vi foi um monte de molduras empilhadas e essas molduras são lindas. Eles são da virada do século, são dourados e brilhavam muito, e eu estava tipo ‘Oh meu Deus’. Eu me abaixei e disse ‘Acho que acabamos de encontrar o tesouro dos Goonies.’”, o advogado contou à CNN.

No dia seguinte da descoberta, ele e seu amigo exploraram incansavelmente o sótão e descobriram, além dos retratos, negativos de vidro, gravuras antigas e grandes equipamentos fotográficos antigos.

O estúdio pertencia ao fotógrafo James Ellery Hale, que viveu em Genebra de 1892 a 1920. Com a ajuda da Sociedade Histórica de Genebra, David descobriu que o fotógrafo havia comprado o prédio por volta de 1900.

Embora não se saiba exatamente quando o estúdio foi fechado, nenhum dos seguintes proprietários descobriram o sótão.

Algumas das fotos apresentam pessoas de identidades desconhecidas, como mulheres jovens e grupos de times esportivos locais. O que mais chama a atenção são os retratos das mulheres importantes do movimento sufragista em Nova York, como o de Elizabeth Cady Station, uma leal líder do movimento.

Homem descobre fotografias históricas de sufragistas no sótão de casa
Elizabeth Cady Station

A descoberta mais impressionante certamente é o retrato de Susan B. Anthony e o negativo de vidro correspondente. Fotografada por Hale em 1905, a imagem é considerada o retrato oficial de Susan e é amplamente conhecido. Os direitos autorais da foto foram concedidos por Hale ao Museu Susan B. Anthony, e também está arquivada na Biblioteca do Congresso.

Homem descobre fotografias históricas de sufragistas no sótão de casa
Retrato de Susan B. Anthony

As peças irão a leilão, mas David manteve algumas de suas descobertas favoritas. Toda a coleção foi avaliada em 100 mil dólares.

Veja abaixo algumas fotos dos itens encontrados.

Homem descobre fotografias históricas de sufragistas no sótão de casa


Leia também: As fotos reveladas de uma cápsula do tempo de 120 anos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar