Nerdizmo

9 filmes e séries recentes com mulheres como protagonistas

Produções interessantes e empolgantes com mulheres poderosas no papel principal

9 filmes e séries recentes com mulheres como protagonistas

Há muitas produções novas que são muito boas. Mas como hoje é o dia da mulher, a gente traz uma lista com filmes e séries recentes com mulheres como protagonistas. Ou seja, aquelas que são fortes, ou que são muito mais poderosas que muito homem por aí.

Todas as produções citadas abaixo valem muito a pena conferir. Seja por seu toque de sutileza que o mundo feminino traz, ou a brutalidade que o universo delas representa sob diversos aspectos. A lista inclusive é bem diversa, e traz filmes e séries dos mais diversos tipos e gostos.

Protagonismo feminino: filmes e séries recentes com mulheres

Clarice (Série)

A série inspirada na personagem Clarice Starling, a agente trainee do FBI que aparece no clássico e icônico filme “O Silêncio dos Inocentes”. Aqui, Clarice é representada um ano após os eventos do filme de 1991 (mas que se passa em 1988). Ela já é uma agente do FBI e lida com casos de assassinato. Mais precisamente em ciência comportamental. Porém, lida com traumas pessoais ocasionados pelos eventos ocorridos há um ano. Clarice, porém, é resiliente, e faz o seu trabalho de forma peculiar. Ninguém é tão bom ou boa como ela na hora de decifrar a mente deturpada de psicopatas.

Antes de assistir essa série, a gente recomenda que você assista tanto “O Silêncio dos Inocentes (1991)”, quanto a continuação “Hannibal (2001)”, pois ambos nos fazem familiarizar melhor com a personagem. E claro, admirá-la.

Nomandland

Vencedor do Globo de Ouro de melhor filme dramático, Nomadland é um passeio bonito, melancólico e poético que acompanha a vida de uma mulher que teve de abandonar o seu lar. Frances McDormand interpreta Fern, uma mulher que vive em sua van e representa muitas pessoas que atravessam uma crise nos Estados Unidos. Interessante neste filme é que não há o “glamour de mochileiro” como outros do gênero, mas sim algo mais real, cru, e que foca simplesmente no lado humano. Fern, em sua jornada, conhece muita gente com histórias duras, mas que encontraram seus lugares na estrada. Uma maneira diferente de ver as coisas, e que com certeza nos faz pensar sobre o que realmente tem valor na vida.

Promising Young Woman

Este filme é uma espécie de comédia ácida e negra produzido de forma um tanto genial. Conta a história de uma moça que teve a sua promissora carreira de médica abruptamente interrompida por um evento misterioso. A moça, que é inteligente e perversa, vive uma vida dupla e se dedica a expor homens babacas por algum motivo pessoal. Aos poucos, a narrativa explica o que está por trás de suas ações. E melhor ainda, exemplifica os mais diversos tipos de abusos, subjugação, machismo e situações que uma mulher passa na vida em detrimento de homens idiotas. O final é chocante, mas com certeza vai fazer você ficar pensando por um bom tempo. Sobre a história, sobre a sociedade, sobre tudo.

WandaVision (Série)

Apesar do nome desta série ser Wanda e Visão, quem é a protagonista mesmo é a Feiticeira Escarlate (Wanda Maximoff). A minissérie acompanha dois personagens da Marvel Comics em uma espécie de homenagem a antigos e novos siticons, fazendo alusão a cada década da TV norte-americana. Uma mistura de ficção, comédia e heróis que deu muito certo.

Let them All Talk

Este filme acompanha uma escritora chamada Alice (Meryl Streep), que será homenageada na Inglaterra e decide ir até lá a bordo de um cruzeiro, escolhendo a dedo quem a acompanha nesta viagem. Os escolhidos são seu sobrinho e duas amigas de longa data, as quais não se falam há muitos anos. É muito interessante acompanhar como cada uma das mulheres, em especial Alice, se desenvolvem ao longo da narrativa. Compartilhando dores pessoais, problemas que encontraram na vida, ou questões existenciais enquanto tentam aproveitar a estadia em um cruzeiro de luxo com tudo pago. No final das contas, tudo se resume a uma teia que liga uma a outra por meio da literatura, e entre piadas e filosofias, temos um filme muito agradável cheio de ótimas atuações e com um final inesperado.

Enola Holmes

Inspirado na série literária de Nancy Springer, Enola Holmes é a irmã mais nova do famoso detetive Sherlock Holmes. Aqui, porém, ela se aventura no ano de 1880, quando sua mãe desaparece no aniversário de 15 anos de Enola. Ela até tenta a ajuda dos irmãos para resolver o caso, mas percebe que eles não estão muito interessados. Assim, embarca em uma jornada em busca de descobrir o que aconteceu. Logo, a mocinha se encontra dentro de uma conspiração que pode mudar o rumo da história política.

Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa

Este filme de ação desenfreada e muita loucura acompanha a famosa vilã das HQs do universo Batman. Conhecida por ser a parceria do crime de Coringa, não anda mais com o “pudimzinho”, que terminou o relacionamento abusivo com ela, e agora tenta traçar sua carreira “solo” no mundo do crime.  O filme conta a origem das anti-heroínas chamadas de Birds of Prey (Aves de Rapina), que consiste em Arlequina, Canário Negro (Dinah Lance), Helena (Caçadora), a jovem batedora de carteiras Cassandra Cain e a ex-detetive Renee Montoya. Um filme bem divertido, cheio de piadas e com um excelente protagonismo feminino.

O Gambito da Rainha (Minissérie)

Inspirada no romance de Walter Tevis, de 1983, esta minissérie da Netflix acompanha a vida de uma órfã e seu crescimento no mundo do xadrez, enquanto luta com a dependência de álcool, drogas e problemas emocionais. O seriado foi muito bem recebido pela sua estética e produção excelente, além de ter de fato aumentado o interesse e venda de jogos de xadrez no mundo todo.

Relic

Um filme de horror como poucos. Relic é extremamente atmosférico e trata especialmente da relação entre as mulheres de uma família. A trama gira em torno de uma casa, onde uma senhora de idade, sua filha e sua neta passam um tempo juntas. Porém, a senhora começa a ter comportamentos estranhos. Cheio de mistério e sutilezas em relação ao que significa a descendência, este filme merece toda a atenção, especialmente por ter passado despercebido por muita gente. Se quiser saber mais sobre o filme, leia nosso texto sobre.

E aí, curtiu nossa lista? Se você tiver mais ideias de filmes ou séries recentes que têm mulheres no papel principal, não deixe de comentar abaixo!

Veja mais listas de filmes e séries!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.