Nerdizmo

Cryobot: o robô da NASA para buscar vida nas luas de Júpiter e Saturno

Cryobot: o robô da NASA para buscar vida nas luas de Júpiter e Saturno

O Cryobot da NASA, um robô parecido com uma enguia, está programado para buscar vida nas luas de Júpiter, Europa, e Encélado, de Saturno.

A sonda cilíndrica autocontida utilizará energia nuclear para aquecer e derreter a crosta de gelo sob ela.

Engenheiros estão explorando vários sistemas de energia nuclear que podem se adequar a um sistema cryobot, incluindo os familiares Sistemas de Energia a Radioisótopos (RPS), que alimentaram muitas missões no espaço profundo, assim como reatores de fissão.

Como a superfície de Europa e Encélado contém impurezas como poeira e sal, será necessário uma combinação de “jateamento de água” e corte mecânico para limpar os detritos antes da perfuração.

“Uma missão cryobot requer uma ligação de comunicação robusta e redundante através da crosta de gelo para permitir que o módulo de aterrissagem transmita dados para um ativo de retransmissão em órbita ou diretamente para a Terra. Cabos de fibra óptica são o padrão da indústria para se comunicar com sondas de fusão terrestres e veículos submarinos, mas exigem uma validação cuidadosa para implantação através de crostas de gelo, que são ativas”, disse a NASA.

Veja o vídeo do robô abaixo.

O Cryobot

Veja mais sobre tecnologia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments