Nerdizmo

Cientistas estão a um passo de criar olho biônico

Cientistas estão a um passo de criar olho biônico

Pesquisadores imprimiram totalmente em 3D uma série de receptores de luz em uma superfície hemisférica. Ou seja, é o primeiro passo para criar um olho biônico.

A descoberta foi publicada pelo jornal Advanced Materials e Michael McAlpine, professor de engenharia mecânica da Universidade de Minnesota, disse em um comunicado:

“Os olhos biônicos geralmente são considerados ficção científica. Mas agora estamos mais perto do que nunca usando uma impressora 3D multimaterial”.

Apesar de existirem muitos protótipos de olhos biônicos em desenvolvimento no mundo, nenhum deles conta com a mesma tecnologia.

A cúpula de vidro hemisférica inteligente facilita a impressão de tinta e fotodiodos (usados para converter luz em eletricidade) diretamente sobre uma superfície curva. O que torna especialmente ideal para replicar um olho humano.

O olho biônico

O processo ainda está em estágio inicial, mas leva cerca de uma hora para ser concluído, de acordo com a Universidade de Minnesota.

“Temos um longo caminho a percorrer para imprimir de forma rotineira a eletrônica ativa de forma confiável”, admitiu McAlpine. “Além disso, podemos imprimir facilmente um dispositivo semicondutor em uma superfície curva, e outros não podem”, ele se gabou.

A empresa McAlpine & Co. é pioneira em diversas tecnologias com integração de impressão em 3D, como a criação de um ouvido biônico, órgãos artificiais, pele sintética, células e outros produtos inovadores.

Desta vez, no entanto, é também pessoal.

“Minha mãe é cega de um olho, e sempre que eu falo sobre meu trabalho, ela diz: ‘Quando você vai imprimir um olho biônico para mim?’”, Disse McAlpine.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Tecnologia
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments