Nerdizmo

Artista une passado e presente através de fotografias familiares

Artista conecta as memórias de seus pais com seus momentos atuais

Artista une passado e presente através de fotografias familiares

Álbuns de fotografias são verdadeiras máquinas no tempo. A artista Catherine Panebianco estende essa experiência nostálgica ao unir passado e presente através de fotografias familiares.

Catherine usou uma coleção de slides vintage de sua família em uma série fotográfica intitulada “No Memory is Ever Alone”, na qual ela visita ambientações semelhantes às das fotos para contrapor os instantes do passado e presente. Assim, ela conecta os momentos que seus pais viveram com os momentos que ela vive atualmente.

“No Memory is Ever Alone é uma conversa entre meu pai e eu. Todo Natal, ele costumava trazer uma caixa de slides que ele fotografou no final da adolescência e início dos 20 anos, e nos fazia vê-los em um velho projetor de parede da nossa sala, contando as mesmas histórias todos os anos. Foi uma memória consistente de uma infância em que nos mudamos muito e nunca senti como se tivesse um ‘lugar’ estável para viver e criar memórias”, diz Catherine.

“Percebi que, ao colocar os slides em minha paisagem atual, criei não apenas uma conexão entre a vida dele e a minha, mas um rastro de memórias, cada uma delas tendo sua própria associação para nós dois”, completa.

As fotos são contrapostas as paisagens de Jamestown, Nova York, onde Catherine mora atualmente. O resultado é uma impressionante semelhante entre o passado e presente, considerando que as ambientações parecem ser exatamente as mesmas em que foram fotografadas décadas atrás.

“Muitos slides são da minha mãe, eles ficaram juntos quase 60 anos. Ela faleceu recentemente e eu sinto que seu espírito, e todos os espíritos do passado, estão ao meu redor. Essas pequenas vinhetas da vida familiar em meu ‘espaço’ atual me consolam que ela e outras pessoas ainda estão por perto, cuidando de mim. Eles criam uma ‘casa’ para mim, onde quer que eu vá”, conta a artista.

A série fotográfica foi aclamada pela crítica e venceu o primeiro lugar no International Photography Awards For Fine Art.

Confira abaixo a galeria de fotos que oferece uma nova perspectiva sobre o passado.

Artista une passado e presente através de fotografias familiares


Leia mais sobre Fotografia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar