Nerdizmo

App revela mulheres esquecidas nos livros escolares

App permite que os usuários escaneiem fotografias por meio da realidade aumentada

App revela mulheres esquecidas nos livros escolares

Lessons in Herstory” é um app que revela por meio da realidade aumentada as histórias de mulheres esquecidas nos livros escolares.

Os estudantes podem escanear com o celular ou tablet fotos de personagens históricos nos livros didáticos para aprender mais sobre conquistas de mulheres importantes da história.

Sempre que se depararem com uma figura história masculina, eles podem executar o aplicativo e escanear a imagem. Rapidamente uma história relacionada sobre uma mulher do mesmo período aparecerá na tela.

O app foi desenvolvido pela organização Daughters of Evolution, com o intuito de inspirar a nova geração sobre mulheres notáveis que nem sempre têm o reconhecimento devido dentro dos livros didáticos.

A ideia surgiu depois que elas analisaram um dado inquietante: nos Estados Unidos, apenas 11% dos conteúdos escolares históricos abordam personagens femininas. Isso significa que uma grande parcela de mulheres importantes cai no esquecimento por não terem suas conquistas ensinadas nas escolas.

Desta maneira, o app tem o objetivo de colocar uma lente na história para reverter esse índice, mostrando que a história da humanidade não é só feita de homens.

Atualmente, o app oferece histórias de 75 mulheres do século 19, incluindo Harriet Tubman, ativista abolicionista e política, e Cathy Williams, a primeira mulher afro-americana a se alistar no Exército dos Estados Unidos.

“Womans in Herstory” está disponível para iOS, somente em inglês. Agora é esperar que expansões para outras nações e grupos poucos representados sejam lançadas futuramente.

App revela mulheres esquecidas nos livros escolares
App “Lessons in Herstory” revela mulheres esquecidas nos livros escolares
App revela mulheres esquecidas nos livros escolares
Por meio da realidade aumentada, os usuários podem escanear fotos de figuras históricas

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments